Você pode ser cobrado por posse de drogas que não são suas

Enfrentar acusações de porte de drogas é, sem dúvida, estressante e preocupante, pois pode ser intimidante não ter experiência e ser tratado como um criminoso pelo sistema de justiça criminal. Mas você pode ser acusado de posse de drogas, mesmo que elas não lhe pertençam? A seguir, falaremos com mais profundidade sobre o assunto.

Em que se baseia a posse construtiva?

Um grande número de indivíduos acusados ​​de posse de uma substância controlada é acusado apenas porque estavam nas proximidades das drogas. Isso acontece muito no contexto de veículos, por exemplo: se um passageiro estiver sozinho em um carro com drogas no console central, isso é legalmente conhecido como posse construtiva, e permite que um policial autue alguém por porte de drogas, mesmo embora as drogas não estivessem fisicamente em sua posse.

Como você pode ser acusado de posse se você não tem drogas?

A resposta para isso, como mencionamos anteriormente, é a posse construtiva. Esta é uma construção dos eventos em que você não estava de posse das drogas, mas, independentemente disso, você estava ciente de sua presença e tinha controle sobre elas.

E mesmo que você tenha apenas posse construtiva de uma droga, você ainda pode ser acusado de posse de drogas, pois as acusações específicas que você pode enfrentar nesses tipos de situações dependerão muito do tipo de droga que você tinha em sua posse.

O que "posse" significa em lei?

A posse criminosa requer um fator chamado "domínio e controle intencionais". Também é fundamental que o réu seja fisicamente capaz de atender ao item em todos os momentos. O Estado também deve demonstrar que o réu tinha clara e inquestionavelmente um conhecimento geral da substância ou artigo em questão.

E essa posse pode ser real e construtiva. Você não precisa ter controle estritamente físico ou manual sobre o objeto ilegal.

Situação em que você pode ser cobrado por posse construtiva

Uma pessoa pode ser presa por posse construtiva em várias situações, então aqui está um caso hipotético para ajudá-lo a entender a posse construtiva.

Você possui um carro e ocasionalmente deixa um amigo dirigir, mas um dia, você é parado por suspeita de porte de maconha. Nesse ponto, você pode estar se perguntando se seu amigo usa seu veículo para comprar uma determinada substância ilícita regularmente. Então, inesperadamente parado por não ter parado em um sinal vermelho, o policial descobre uma quantidade considerável de maconha em seu porta-malas. Então, nesse ponto, você assume que seu amigo esqueceu a carga no porta-malas, mas mesmo que não tenha sido você quem colocou as drogas no porta-malas, você pode ser acusado de porte construtivo de maconha, já que você possui o carro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *