Visão geral da discriminação religiosa no local de trabalho

A lei federal proíbe os empregadores de discriminar trabalhadores ou candidatos a emprego por causa de sua religião. Os empregadores também devem fazer adaptações razoáveis ​​para permitir que os funcionários pratiquem suas crenças religiosas, a menos que isso afete muito o empregador ou a empresa.

O que dizem as leis?

O Título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964 é a lei federal que proíbe a discriminação religiosa no local de trabalho. Essa lei se aplica amplamente a empresas consolidadas com 15 ou mais funcionários, embora em alguns estados possa se aplicar a empresas menores.

O empregador não pode discriminar com base na religião em nenhum aspecto do emprego de um trabalhador, incluindo entrevistas, contratação, benefícios, promoções, transferências, disciplina e rescisão. Isso significa que o empregador não pode se recusar a contratar ou promover membros de qualquer religião, nem pode exigir que todos os funcionários participem de práticas religiosas ou espirituais no trabalho. Da mesma forma, assédio, provocação e comentários depreciativos com base em suas crenças religiosas também são proibidos.

O que é legalmente considerado religião?

Nem todas as crenças fortemente mantidas são religiosas e estão protegidas da discriminação. Para fazer isso, suas crenças devem ser sinceras e significativas, e devem ter um lugar em sua vida como uma religião tradicional. As crenças devem abranger ideias sobre vida, propósito e morte que sejam tão fortes quanto as crenças religiosas tradicionais.

Crenças morais e éticas podem contar como religiosas para os propósitos do Título VII, mas os tribunais geralmente buscam alguma evidência de crença em um poder divino para que sejam consideradas religiosas.

acomodações razoáveis

De acordo com o Título VII, os funcionários têm direito a acomodações no local de trabalho que lhes permitam praticar sua religião. Uma acomodação razoável é uma mudança nas políticas, horários ou requisitos usuais de um empregador que permitirá que um funcionário participe de disciplinas e práticas religiosas, como:

  • Permitir mudanças de turno ou substituições voluntárias de tarefas entre os funcionários.
  • Fornecer férias flutuantes ou opcionais para um funcionário participar de um feriado religioso.
  • Permitir horários de trabalho flexíveis para que um funcionário possa participar de cerimônias religiosas, orar ou jejuar.
  • Modifique a política de vestuário para permitir que os funcionários usem roupas ou artigos religiosos ou observem os requisitos religiosos, como não cortar o cabelo.

Conhecer todos os aspectos importantes que a discriminação religiosa confere no local de trabalho é muito importante, pois se você foi vítima de um ato de exclusão devido à sua posição religiosa, você pode tomar medidas nesse sentido.

Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um advogado especializado em situações de discriminação religiosa no trabalhono Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera mais adequado para atender seu caso.

Pode lhe interessar: Quais são os 3 tipos de discriminação puníveis pelas leis dos Estados Unidos?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *