Sistema de educação especial nos Estados Unidos
Os Estados Unidos têm uma grande população de pessoas com condições especiais. Alguns desses casos são gerados por doenças congênitas, lesões ao nascer ou outros fatores que podem influenciar seu desenvolvimento global. Isso não significa que sejam pessoas que não possam exercer seu direito de trabalhar, estudar ou levar a vida como qualquer outra, pois são pessoas plenamente capazes de cumprir seus deveres e responsabilidades.
Sob essa perspectiva, o país criou um sistema de educação especial para que milhões de crianças com condições especiais possam exercer seu direito à aprendizagem.
O que é o sistema de educação especial?
Trata-se de um conjunto estruturado de ensino e apoio para crianças que apresentam algum tipo de diversidade funcional, como problemas de concentração, falta de aprendizagem rápida, problemas emocionais, físicos e comportamentais. É uma forma totalmente personalizada e que, de acordo com a necessidade de cada criança, é desenvolvido um plano de instrução para ensiná-la.
A educação especial inclui instruções especialmente elaboradas para serem desenvolvidas em sala de aula, em casa, em hospitais ou em qualquer outra instituição; isso é feito para que eles atendam às suas necessidades de aprendizagem.
Leis Federais Relativas à Educação Especial
O governo dos Estados Unidos elaborou algumas leis a favor dos direitos de educação especial que garantem que crianças e pré-escolares recebam educação pública, gratuita e adequada para cada condição, bem como a obrigatoriedade das escolas em fornecer esse tipo de serviço. Essas leis são:
Lei de Educação de Indivíduos com Deficiência
IIDEA (por sua sigla em inglês) é a legislação que autoriza a educação especial para crianças com essas condições e também permite a intervenção em idade precoce para o seu bom desenvolvimento.
Seção 504 da Lei de Reabilitação
A Lei de Reabilitação de 1973 é uma lei de direitos civis que proíbe a discriminação com base na deficiência em instituições educacionais. Nesta seção, é indicado que uma pessoa com deficiência é aquela que possui algum tipo de impedimento que limita uma ou mais atividades de sua vida diária, mas isso não é motivo para sua exclusão.
Envolvimento dos pais neste tipo de educação
É fundamental que ao longo do processo, os pais se envolvam para criar mais confiança entre aluno e professor, pois eles têm um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. É importante mencionar que esse tipo de educação não tem custo para os pais.
Direitos dos pais no processo de aprendizagem
- Toda instituição de ensino deve informar como será o processo de aprendizagem do seu filho.
- Os registros dos alunos são confidenciais.
- Os pais devem dar consentimento para que seus filhos sejam testados.
- Os pais devem e podem estar presentes no ensino do bebê. Além disso, eles têm o direito de fazer parte do serviço de educação especial.
- Os representantes têm o direito de discordar de muitas das decisões dos profissionais.
- Se a pessoa for migrante e não falar a língua nativa dos Estados Unidos, a escola deve fornecer recursos para traduzir tudo nas reuniões.
A relação que os pais têm com a escola pode fazer uma diferença significativa na educação de uma criança. Para que essa participação seja forte, é importante estar plenamente informado sobre seus direitos e responsabilidades no processo de educação especial.
Pode lhe interessar: Quais são os benefícios para pessoas com deficiência?
Deja una respuesta