Recusar o teste do bafômetro: prós e contras

Muitas pessoas presas por dirigir sob o efeito de álcool podem não estar cientes de que existe a opção de se recusar a se submeter ao teste do bafômetro. Isso ocorre quando um policial pede a alguém para fazer alguma coisa, muitas vezes as pessoas aceitam seus pedidos sem realmente pensar nisso, seja por medo de desobedecer ou simplesmente por uma sensação de seguir as instruções de uma figura de autoridade.

Mas, é realmente aconselhável recusar-se a fazer o teste do bafômetro? Isso seria prejudicial para você do ponto de vista legal?

Vantagens de recusar o teste do bafômetro

Para determinar se a recusa do teste do bafômetro é realmente uma decisão favorável, devem ser considerados os prós e os contras de uma determinada decisão.

Se você se recusar a se submeter a este teste, deve considerar que a primeira e mais importante coisa sobre esta ação é que você está removendo uma peça-chave de prova que poderia ser usada em sua condenação.

Como o bafômetro fornece leituras concretas de sua concentração de álcool no sangue (TAS), os promotores confiam fortemente nessas evidências. Você também pode enfrentar penalidades mais severas se tiver um BAC acima de 0,08.

Além disso, pode ser benéfico recusar o teste do bafômetro se você souber que o policial em questão não teve nenhuma causa provável para impedi-lo em primeiro lugar e se você souber quanto álcool pode ter no sangue antes de exceder os limites legais se você estiver dirigindo.

Mesmo que o teste do bafômetro fosse realizado, seria considerado prova inadmissível se o oficial não tivesse causa provável. Portanto, sua recusa em fazer o teste se torna um ponto discutível. No entanto, você deve ter certeza de que o oficial não tinha causa provável antes de recusar o teste do bafômetro por esse motivo.

Contras de recusar um teste de bafômetro

Há muitas desvantagens em tomar essa decisão, pois essa evidência não é a única evidência que pode ser usada contra você e você deve saber que cometer tal violação é considerado crime. Sua intoxicação pode ser comprovada por vários outros fatores, como seu desempenho em testes de sobriedade na estrada, direção irregular, fala arrastada e assim por diante.

Além disso, a recusa em fazer o teste do bafômetro resulta na suspensão imediata da carteira de habilitação pelo período de um ano. Além disso, as penalidades para um DUI pela primeira vez (dirigir sob a influência do álcool) são realmente muito pequenas, especialmente se você optar por procurar a ajuda de um advogado qualificado que possa ajudá-lo a se qualificar para o programa de desvio.

Busque o suporte jurídico necessário

Se você está enfrentando acusações de DUI, é importante que você procure um advogado especializado nesta área do direito para lhe dar o suporte e orientação jurídica que você precisa, pois um advogado será responsável por orientá-lo durante todo o processo e ajudá-lo a estabelecer uma defesa com argumentos sólidos, para que possa obter os melhores resultados avaliando as opções disponíveis no seu caso concreto.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *