Que ações legais podem ser tomadas quando seu advogado desistir do caso?

Muitas são as pessoas que se envolvem em um processo judicial. Para alguns, o processo de contratar um advogado e ir ao tribunal pode ser estressante, independentemente de ser civil ou criminal. porque muitos passam a ignorar as diferentes razões para contratar um advogado. A situação pode se tornar mais estressante se o advogado desistir do caso.

Principais razões pelas quais um advogado se retiraria de um caso

As principais razões para um advogado desistir de um caso são:

  • O cliente encerra a representação do advogado.
  • O cliente não paga os honorários do advogado conforme acordado.
  • O cliente oculta informações, não é verdadeiro ou age de forma fraudulenta.
  • O advogado e o cliente discordam sobre estratégias jurídicas ou têm personalidades conflitantes.
  • O advogado toma conhecimento de um conflito de interesses que impediria a representação ética do cliente.

Um advogado pode abandonar um cliente no meio de um processo?

No caso de um advogado apresentar uma moção para desistir no meio de um caso, ele ou ela requer permissão do juiz para que a moção seja concedida. Depois que o juiz ordenou um cronograma de gerenciamento do caso, é muito mais complexo para um advogado se retirar do caso. Quando um caso está bem avançado ou a poucas semanas do julgamento, é raro que o tribunal permita que um advogado se retire e, se isso acontecer, há uma chance de causar atrasos desnecessários e prejudicar uma das partes.

O que fazer se o seu advogado entrou com uma moção para desistir?

No caso de um advogado querer desistir de um caso, certamente o cliente pensará se deseja continuar trabalhando com ele. Para muitos, pode ser estressante e perturbador ter seu advogado se retirando do caso, no entanto, você precisa reservar um tempo para fazer uma pausa e considerar o que aconteceu. As pessoas são encorajadas a perguntar ao seu advogado o seguinte:

Por que o advogado quer se retirar do seu caso?

  • Você realmente quer continuar trabalhando com este advogado?
  • Se o advogado quiser sair por causa de algo que você fez ou deixou de fazer, você pode resolver o problema?
  • Se o advogado quiser se retirar devido a um conflito de interesses em seu caso, o conflito é menor do que você se sente confortável e você poderia concordar em renunciar à sua objeção ao conflito?

Caso a pessoa decida continuar trabalhando, recomenda-se que siga os seguintes passos:

  1. Peça para se encontrar com o advogado para discutir as razões para desistir do seu caso.
  2. Se o motivo for algo que você possa resolver, como falta de pagamento de taxas, explique como pretende resolver o problema.
  3. Se o motivo da retirada for devido a um conflito de interesses e você estiver disposto a renunciar a quaisquer objeções ao conflito, peça ao advogado para permitir que você assine uma renúncia por escrito se estiver disposto a continuar representando.
  4. Se o seu advogado não concordar em continuar representando você e você acreditar que a retirada é injusta ou prejudica seu caso, você deve apresentar uma oposição ao pedido de retirada no tribunal.
  5. Se o tribunal apresentar o pedido de retirada para uma audiência, compareça ao tribunal e explique ao juiz por que você acha que o advogado não deve ser autorizado a retirar-se do seu caso.

Você pode estar interessado: Dicas para contratar um advogado.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *