Quando um policial pode ser processado por abuso de poder?
Nenhum tipo de violência pode ser justificada por qualquer motivo, seja ela verbal, física, emocional, discriminatória, entre outras modalidades, ainda mais quando vem de autoridade, por exemplo, policial ou militar, pois são estes últimos que deve cuidar e fazer valer os direitos dos cidadãos.
O abuso do poder de polícia é uma das mais graves violações de direitos humanos que existe, aliás, é considerada a pior, pois geralmente é carregada de discriminação racial, etnia, homofobia, religião, discriminação por orientação sexual ou qualquer outro fator .que encoraja o ódio por parte destes.
A que se refere quando se fala em abuso do poder de polícia?
Os agentes da polícia têm regulamentos profissionais e éticos que devem cumprir, e que são formados a partir de conhecimentos onde estes aspetos são integrados de forma obrigatória. A sua principal função enquanto agentes é precisamente a de proteger, zelar e controlar a ordem pública em qualquer circunstância.
Ocorre abuso de poder quando o policial descumpre suas principais obrigações e sai da margem do bom comportamento e do bom desempenho de suas funções, infringindo o código policial do país. Por esse e outros motivos, o excesso de poder de polícia é considerado crime punível pela legislação estadual.
Existem razões para a ocorrência de abuso policial?
Infrações desse tipo não acontecem apenas nos Estados Unidos, porém, no país os acontecimentos são contínuos e radicais, pois o tipo de violência que é exercida é, na falta disso, algo que prejudica fortemente a sociedade, principalmente aqueles que pertencem a uma minoria comunidade do país, ou seja, afro-americanos, migrantes, a comunidade LGTBQ+, entre outros.
Em que contexto este crime pode ser processado?
A discriminação é considerada o principal fator do abuso do poder policial, pois deve-se levar em conta que a sociedade americana vivenciou historicamente essa condição social de difícil eliminação e por isso tantos casos de brutalidade por parte de agentes do ordem.
Os cenários em que um policial pode afetar a integridade física, mental ou moral de uma pessoa devem ser levados em consideração para agir com a ação judicial contra ela. Abaixo mencionamos quais são os casos mais comuns para os quais você pode denunciar um policial para esta situação:
- Agressão verbal à pessoa.
- Ameaça o indivíduo sem motivo aparente.
- Fotografe em ocasiões em que não seja garantido.
- Pare quando não houver motivo para isso.
- Exercer força mais do que o permitido.
- Ele exige dinheiro para evitar algum tipo de multa.
- Extorque a vítima de qualquer forma.
- Descumpre as normas federais e estaduais que lhe são atribuídas.
- Invade propriedade.
Estas e outras ações são as que demonstram a existência de abuso do poder policial e, portanto, este tipo de atitudes e infrações podem ser demandadas perante as autoridades competentes, pois, finalmente, faz parte dos crimes classificados como graves, portanto, a vítima tem todo o direito de denunciar as atividades realizadas pela polícia fora dos regulamentos nos Estados Unidos.
Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um advogado especializado em abuso do poder de polícia, no Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos, e entre em contato com aquele que você considera mais adequado para tratar do seu caso.
Deja una respuesta