Qual é o remédio legal mais comum para a quebra de contrato?

Os contratos são as ferramentas jurídicas mais utilizadas pelos empresários, pois proporcionam segurança e definição das transações, porém, em certos casos, uma das partes envolvidas não cumpre o estipulado. Para este tipo de caso existem vários remédios para essa situação.

Uma pessoa que quebra um contrato pode sofrer consequências significativas, como multas, ações judiciais e, em alguns casos, um tribunal pode exigir que o infrator cumpra o que está estabelecido em um contrato. Dependendo das circunstâncias, existem várias opções legais, já que as quebras de contratos costumam ser muito comuns, e por isso há um leque de opções.

opções legais

Quando os advogados falam sobre opções legais, eles estão se referindo a danos em dinheiro. Em casos de quebra de contrato, existem várias soluções monetárias.

1. Danos compensatórios

Este é um dos recursos mais utilizados quando uma pessoa não cumpre o que está estabelecido em um contrato. Quando os danos compensatórios são concedidos, o tribunal exige que o infrator do contrato pague uma indenização para que a outra pessoa possa obter o que foi prometido no contrato.

2. Restituição

Quando um tribunal ordena a restituição, ele diz à pessoa que quebrou o contrato para pagar a outra pessoa.

3. Danos punitivos

Esta é uma quantia em dinheiro destinada a punir a parte infratora e geralmente é reservada para casos em que algo moralmente errado aconteceu, como um fabricante que vende deliberadamente produtos abaixo do padrão ou inseguros a um varejista.

4. Danos nominais

Um tribunal concede danos nominais quando houve uma quebra de contrato, mas nenhuma das partes do contrato sofreu qualquer dano.

5. Danos liquidados

São danos que as partes concordam em pagar em caso de descumprimento de contrato e servem para que a parte afetada possa cobrar algum tipo de indenização pelo não cumprimento de parte ou da totalidade do contrato.

6. Mérito Quântico

Um tribunal pode conceder a uma parte o que ela merece por qualquer trabalho que tenha feito antes da outra parte violar o contrato. Como cada caso é especial à sua maneira, dependendo das circunstâncias, um tribunal pode ordenar ao infrator o pagamento de uma ou mais indenização.

Remédios no patrimônio

Por outro lado, um remédio ocorre quando o tribunal ordena que alguém faça algo. Isso também é conhecido como medidas de precaução. Nesses tipos de casos, a quebra de um contrato pode ser vista como qualquer um dos seguintes:

  • Cancelamento: o tribunal rescinde o contrato e decide que as partes não estão mais vinculadas por ele.
  • Conformidade específica: quando o tribunal obriga a parte inadimplente a prestar o serviço ou entregar os bens que prometeu no contrato. Isso geralmente é reservado para casos em que os bens ou serviços são únicos e nenhum outro remédio será suficiente.

Você pode estar interessado: Como processar uma empresa por quebra de contrato.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *