Qual é a diferença entre bullying e assédio no local de trabalho?
Bullying é um tema quente na América. A palavra evoca a imagem de uma pessoa que humilha e rebaixa a autoestima dos trabalhadores, mas qual a diferença entre assédio no local de trabalho e discriminação ilegal? Quando o assédio atende aos requisitos legais de um ambiente de trabalho hostil? Os conceitos de bullying, assédio e ambiente de trabalho hostil são relacionados, mas diferentes.
O que é assédio moral no local de trabalho?
O assédio no local de trabalho é definido na lei dos Estados Unidos como um comportamento indesejado que é produzido durante um período de tempo e que, além disso, tem o objetivo de prejudicar um terceiro que considera importante responder. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Workplace Bullying Institute, 19% das pessoas relataram que sofreram bullying no trabalho e outros 19% disseram que testemunharam bullying no trabalho.
Embora o assédio possa ser extremamente prejudicial, na maioria das jurisdições não é ilegal. Na Califórnia, a perseguição se torna ilegal em duas circunstâncias:
- Em primeiro lugar: quando vinculado a uma "classe protegida".
- Em segundo lugar: quando você cruza a linha de ameaças à sua subsistência ou segurança física. Neste último caso, é ilegal sob a Lei Bane da Califórnia, que proíbe violência e ameaças no local de trabalho.
O que é bullying no local de trabalho e como ele é diferente do bullying?
Bullying e assédio têm uma coisa em comum: ambos são frequentemente baseados em desequilíbrios de poder reais ou percebidos. Quando esses desequilíbrios de poder são baseados em uma categoria protegida por lei, como sexo, raça, deficiência, idade, nacionalidade, orientação sexual ou religião. Assim, condutas que possam ser descritas como “bullying” também podem ser consideradas assédio ilegal.
Para ser ilegal, o assédio deve ser grave e generalizado e deve ser baseado na participação da vítima em uma classe protegida. Comentários negativos e maus-tratos contínuos devido ao sexo, idade, raça, deficiência, gravidez etc. de alguém atendem a esse padrão. Um chefe detestável que faz exigências irracionais e grita com todos, independentemente de suas classes protegidas ou não, não atende a esse padrão.
O que é a Lei do Bane e o que ela proíbe?
O artigo 52.1 do Código Civil, conhecido como Lei do Bane, garante ao trabalhador o direito de não ser assediado no exercício de seus direitos constitucionais por meio de ameaças, intimidação, coação ou força. Nos Estados Unidos, os residentes têm o direito constitucional de trabalhar e buscar um emprego remunerado, portanto, a interferência nesses direitos por meio de ameaças, intimidação ou coerção viola a Lei Bane.
Qual é o exemplo mais comum de violação da Lei Bane?
Às vezes, um empregador ameaça denunciar um trabalhador ao Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) ou a outras agências de aplicação da lei se ele exercer seus direitos no trabalho. Outras vezes, um assediador sexual ameaça a vítima para impedi-la de denunciar a má conduta.
Às vezes, os empregadores permitem que o local de trabalho se torne tão tenso e perigoso que um funcionário sente que não tem escolha a não ser pedir demissão. Em cada um desses casos, o trabalhador provavelmente tem uma reivindicação do Bane Act.
Deja una respuesta