Quais são as leis trabalhistas que um funcionário deve conhecer?

No Direito do Trabalho e do Trabalho são estabelecidos os estatutos que intervêm e fiscalizam a legitimidade dos acordos entre empregador e empregado. Estas leis são estipuladas com o objetivo de proteger os direitos de ambas as partes, proporcionando um equilíbrio harmonioso que garantirá o cumprimento que legalmente deve ser dado a qualquer situação, termos e condições de trabalho, situação laboral; saúde e segurança, férias, discriminação, entre outros.

Existem muitas leis que empregadores e empregados devem conhecer para que não surja um conflito trabalhista e tenha consequências desfavoráveis, porém, muitos desconhecem seus direitos e deveres e como cada caso pode ser tratado.

Introdução ao direito do trabalho

A lei trabalhista oferece uma maneira de proteger todos os indivíduos no trabalho e, sem essa lei, não haverá jurisdição clara na área de trabalho. Quando um empregador deseja prejudicar um funcionário de qualquer forma, apontá-lo ou discriminá-lo, ele deve saber que existem muitas regras e regulamentos aplicáveis ​​e que podem levar a grandes problemas legais que os afetariam a curto ou médio prazo. prazo. Por sua vez, o empregado vitimado pode desconhecer a existência dessas leis e permitir abusos que, à primeira vista, não são graves.

O fato é que qualquer irregularidade no ambiente de trabalho pode ser motivo para que um advogado especializado em direito do trabalho o oriente e auxilie. Para ter uma ideia mais clara do que um profissional contencioso pode lhe oferecer, é importante conhecer, ainda que de forma básica, as seguintes legislações trabalhistas.

lei do salário mínimo

O salário mínimo é o fator mais importante para os trabalhadores nos Estados Unidos, pois é uma renda básica garantida e é o valor por hora que a lei federal exige que os empregadores paguem a seus funcionários. Essa lei proíbe o empregador de pagar um salário inferior ao estabelecido na lei do salário mínimo do estado em que a pessoa está trabalhando. É fundamental observar que, no país, muitos estados têm legislação própria sobre o salário mínimo e podem acumular valores diferentes.

Pagamento de hora extra

Esta lei tem por objetivo regulamentar a jornada semanal dos trabalhadores, que devem saber que têm todo o direito de receber um adicional cada vez que trabalharem mais de 40 horas semanais. Este valor extra é baseado na taxa horária usual. Portanto, a lei estipula que os empregadores devem pagar horas extras aos funcionários, caso contrário, estariam infringindo a lei.

Também é importante saber que para o pagamento de horas extras ser válido, a pessoa deve trabalhar mais de 40 horas para o mesmo empregador, caso contrário, o pagamento de horas extras não contaria como horas extras.

licenças

Esta lei estabelece que os empregadores devem permitir que o empregado se ausente por motivos familiares ou médicos. No entanto, dependendo das circunstâncias, a licença pode ser remunerada ou não.

Neste ponto existem dois tipos de leis que são acopladas a cada situação:

  • A Lei dos Americanos com Deficiência (ADA): que indica que os trabalhadores que estão de alguma forma limitados para realizar uma ou mais atividades essenciais devido a uma deficiência física ou mental têm direitos ao abrigo desta lei.
  • A Lei de Licença Médica e Familiar (FMLA): Esta lei concede aos funcionários o direito de se ausentar do trabalho por motivos familiares ou médicos. Essa licença geralmente não é remunerada, mas os empregadores podem optar por pagar uma porcentagem do salário.

Condições seguras de trabalho

É importante que os empregadores cumpram todos os regulamentos de segurança estabelecidos para proteger seus funcionários de qualquer lesão no trabalho. Os trabalhadores têm direito a trabalhar em condições seguras e a recusar-se a trabalhar em condições que não sejam consideradas ideais ou que possam afetar a sua saúde física.

Lei contra a discriminação

Uma pessoa que acredita ter sido vítima de discriminação laboral, seja por parte do seu empregador ou dos seus colegas de trabalho; o se le ha negado un ascenso en su empleo por razones como la edad, raza, religión, color, discapacidad, entre otros, que están prohibidas por ley, puede presentar una reclamación en la Comisión para la Igualdad de Oportunidades en el Empleo (EEOC , por suas siglas em inglês).

Os empregadores não podem participar de nenhum ato discriminatório com nenhum de seus funcionários ou criar um ambiente de trabalho hostil, pois se sua participação como organizador ou cúmplice nesses atos for comprovada, eles poderão enfrentar uma investigação e sofrer graves consequências legais.

Caso o trabalhador sinta que alguma dessas leis não está sendo cumprida no ambiente de trabalho, ele poderá acionar a justiça, porém, o melhor a se fazer nesses casos antes de tomar qualquer decisão é consultar um advogado, que tomará as providências cabíveis. se preocupa em estudar o caso de seu cliente e indicar qual seria a opção mais conveniente.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *