Quais são as diferenças entre descriminalização e legalização da maconha

Muitas pessoas usam erroneamente os termos descriminalizar e legalizar da mesma forma quando se fala em leis sobre a maconha, no entanto, há uma diferença importante entre os dois.

É essencial que uma pessoa saiba a diferença entre esses dois conceitos caso visite um estado em que algum desses critérios se aplique.

O que é descriminalização?

Trata-se de uma flexibilização das penas criminais impostas para o uso pessoal de maconha, porém, apesar de ser permitida, a venda e a fabricação da substância continuam ilegais. Quando se trata de descriminalização, os policiais precisam ser mais flexíveis quando alguém tem uma pequena quantidade de maconha para uso recreativo.

Nos estados que estão sob descriminalização, a venda e a produção de cannabis continuam a ser reguladas por suas próprias leis e os indivíduos pegos usando essas substâncias enfrentarão penalidades civis em vez de acusações criminais.

O que significa legalização?

É a abolição das leis que proíbem as pessoas de portar e usar maconha. Os defensores desta causa alegam que o sistema penal poderia economizar milhões de dólares, eliminando do sistema judicial os milhares de infratores que foram flagrados com pequenas quantidades desta planta em seu poder.

Defensores da descriminalização

Mencionam que não é lógico que o governo federal legalize a maconha, por um lado, e tente regulamentar, por outro, pois é considerado contraditório, pois são realizadas campanhas contra o consumo de álcool e tabaco e é tidos em conta para autorizar o consumo desta planta.

Alguns estados que descriminalizaram completamente seu consumo são: Connecticut, Delaware, Havaí, Maine, Maryland, Mississippi, Nebraska, New Hampshire, Novo México, Rhode Island. Da mesma forma, encontramos estados que descriminalizaram parcialmente alguns crimes relacionados ao uso de maconha, entre eles: Minnesota, Missouri, Nova York, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ohio.

Defensores da legalização

Os defensores desse conceito consideram que o consumo dessa erva mantém as pessoas fora do alcance de criminosos. Por outro lado, ele também argumenta que regulamentar a venda de maconha torna-a mais segura para os consumidores e também fornece uma renda constante para o estado.

Ao contrário da descriminalização, no país existem vários estados onde a pessoa pode consumir essa erva legalmente e até mesmo sua venda pode ser encontrada em dispensários autorizados e regulamentados. Os estados que permitem legalmente seu consumo são: Alasca, Califórnia, Colorado, Illinois, Maine, Massachusetts, Michigan, Nevada, Oregon, Vermont, Washington, Washington DC.

Pode lhe interessar: Equívocos e mitos sobre a cannabis e seu uso.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *