Processos cíveis e sua classificação
No sistema judiciário dos Estados Unidos existem duas formas de conduzir os processos judiciais, são elas: os processos civis e os processos criminais.
Os casos civis são considerados como uma disputa entre duas partes, indivíduos ou organizações, enquanto os casos criminais envolvem uma ação que é considerada prejudicial à sociedade em geral.
Classificação dos processos cíveis
Em primeira instância, cabe mencionar que as ações cíveis são muito mais comuns do que as criminais. Os casos civis que são tratados em tribunal geralmente se enquadram nas quatro categorias a seguir:
- Violação de contratos: aqueles casos em que um acordo ou um conjunto de acordos não foram cumpridos por uma das partes envolvidas.
- Afetações ou queixas: envolvem uma situação em que a parte reclamante afirma ter sido fisicamente e/ou emocionalmente prejudicada pela outra. Essa afetação pode ser uma agressão ou negligência que se tornou um dano ou outras consequências.
- Casos familiares: Eles cobrem questões relacionadas a divórcios, pensões, adoções, que andam de mãos dadas com pais, cônjuges e guarda dos filhos.
- Disputas em um imóvel: Um exemplo simples desses casos é quando um proprietário alega que a cerca de seu vizinho está invadindo sua propriedade. Essas reivindicações envolvem a propriedade, uso e limitações do mesmo.
Além disso, o direito civil também inclui casos como reclamações contra a cidade, em que uma pessoa pode alegar que sofreu danos do governo local. Também ações coletivas, que geralmente incluem produtos defeituosos que causaram danos a um grupo de pessoas.
Como é conduzido um processo civil?
Os detalhes do procedimento variam de acordo com a jurisdição e as particularidades de cada caso, mas a maioria das ações civis segue um curso geral no sistema judiciário. O primeiro passo é uma das partes entrar com uma ação judicial contra a outra e a outra, então, apresentar uma resposta. À medida que o tempo decorre entre a apresentação inicial do autor e o julgamento, as partes reúnem evidências, testemunhas e trocam informações.
Se um acordo não for alcançado, o caso passa para a fase de litígio e é ouvido por um juiz e júri. Esta fase pode durar um certo tempo; às vezes pode levar uma hora e, em alguns casos, pode levar vários meses, isso dependerá da complexidade do incidente. Finalmente, uma sentença é proferida e o caso é resolvido.
Após a sentença proferida pelo juiz, a parte que ganhou a causa pode reclamar a reparação dos danos, bem como qualquer uma das partes pode recorrer ao recurso caso não concorde com a decisão.
Que ações tomar perante uma ação civil?
Em primeiro lugar, ter uma compreensão geral dos fundamentos da lei civil e do sistema judicial em geral é um bom primeiro passo, pois você terá uma compreensão do que esperar em tal situação.
É crucial contratar um advogado para ajudá-lo a se preparar para contar sua versão do conflito de forma clara e com uma argumentação sólida, e para orientá-lo em todas as perguntas e argumentos que o autor possa incluir.
Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um advogado especializado em causas cíveisno Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera mais adequado para atender seu caso.
Deja una respuesta