Prazo para Propositura de Ação ao abrigo da Lei da Prescrição
Qualquer reclamação por danos pessoais deve ser apresentada em tribunal dentro de um determinado período de tempo. As leis de prescrição são as que estabelecem esse prazo, que também são chamadas de “prescrições”.
Cada estado tem uma legislação particular para poder determinar quanto tempo uma pessoa tem para poder reclamar pelos danos sofridos e recuperar uma indenização, o que lhe permite pagar suas contas médicas, despesas de reabilitação, recuperar salários perdidos e optar por tratamento médico. , se necessário.
O estatuto de limitações impõe um prazo obrigatório para um potencial autor para ajuizar uma ação em um tribunal estadual. Caso não o faça dentro deste prazo, perderá toda a possibilidade de prosseguir com o processo contra o alegado autor das suas lesões.
Quanto tempo uma pessoa tem para fazer uma reclamação?
Os prazos impostos pelo estatuto de limitações em quase todos os estados dependerão do tipo de lesão sofrida pela pessoa e do tribunal onde a ação é ajuizada.
Em casos de danos corporais, em alguns estados os afetados têm um estatuto de limitações que varia entre 1 e 3 anos, enquanto em outros estados eles permitem um período mais longo, entre 4 e 6 anos.
Quando começa o prazo de prescrição?
Na maioria das jurisdições, o período de tempo começa a partir da data em que ocorreu o acidente; porém, há casos em que as lesões surgem com o passar do tempo. Se estas forem as circunstâncias, a data começará a partir do dia em que você descobriu que teve as lesões.
Se a pessoa quiser saber quanto tempo tem para entrar com uma ação por danos pessoais, ela precisa saber quando começa o prazo prescricional.
É possível estender o prazo?
A maioria dos estados estende ligeiramente o prazo legal em certos casos extraordinários. Esse procedimento é denominado "suspensão da prescrição"; Por exemplo, se a vítima lesada for menor de idade, existe a possibilidade de que o prazo prescricional não se aplique até que o menor atinja a maioridade.
Outra maneira de estender um pouco o tempo é porque essa lei pode ser suspensa ou pausada caso o réu peça a falência, fazendo com que você precise de um pouco mais de tempo para prosseguir com a reivindicação. No entanto, é melhor procurar o conselho de um advogado que possa informá-lo sobre as estratégias disponíveis para solicitar uma prorrogação de prazo.
O que acontece se o prazo estabelecido expirar?
O profissional advogado especializado em danos pessoais sabe que a prescrição é um fator muito importante para esse tipo de ação e não pode permitir que o prazo legalmente estabelecido expire, pelo contrário, o profissional deve manter seu cliente atualizado e informá-lo sobre os prazos desde o primeiro data. No caso de ter sido autorizado a representar a pessoa e deixar expirar o prazo indicado para proceder legalmente, poderão ser intentadas contra ela acções por improbidade legal.
Se você precisa de assessoria, assistência ou representação legal para iniciar uma ação judicial, no Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que considerar melhor para lidar com o seu caso.
Deja una respuesta