Posso processar meu empregador por abuso verbal?
Uma pessoa em certos casos pode processar seu empregador por abuso legal; no entanto, a lei estadual normalmente não a reconhece como uma boa causa. O abuso verbal em certos casos pode constituir discriminação ilegal no local de trabalho sob a lei estadual e federal. Se o abuso verbal for ultrajante e grave, você também tem a opção de processar por infligir sofrimento emocional intencionalmente.
Normalmente, uma ação judicial contra seu empregador por abuso verbal é considerada um caso de direito trabalhista. Esses tipos de casos podem se tornar complexos, por isso é aconselhável ter aconselhamento jurídico.
O que é abuso verbal?
O abuso verbal pode ser definido como o uso de palavras para causar dano a outra pessoa. Pode tornar-se complexo, dado o quão variável é; no entanto, quase todo mundo sabe quando eles ocorrem:
- Gritos.
- Insultos e outras linguagens ofensivas.
- Intimidação.
- Assédio laboral.
O abuso verbal causa danos reais
Com o tempo, uma pessoa que é abusada verbalmente pode ter problemas de saúde significativos, como:
- Depressão.
- Estresse.
- TEPT (transtorno de estresse pós-traumático).
- Ansiedade.
- Outros desconfortos psicológicos.
- Sintomas de saúde física.
Isso significa que o abuso verbal no trabalho pode causar um impacto significativo no trabalhador, e não apenas na parte moral, gerando discriminação laboral e também um ambiente hostil que não permite que o indivíduo exerça suas funções com calma e até mesmo imponha sofrimento emocional. Discutiremos esses casos com mais detalhes a seguir.
1. Discriminação no emprego
Em certos casos, o abuso verbal é ilegal, pois é uma violação das leis federais e estaduais. De acordo com a EEOC, a discriminação no emprego é considerada uma conduta indesejada se for baseada em qualquer uma das seguintes características.
- Corrida.
- Religião.
- origem nacional.
- Sexo.
- Idade (a partir de 40).
- Incapacidade.
- Informação genética.
Para uma pessoa provar que ocorreu abuso verbal, é necessário que os comentários feitos criem um ambiente de trabalho hostil.
2. Danos prejudiciais ao ambiente de trabalho
Se uma pessoa provar que foi vítima de abuso verbal no local de trabalho, há uma chance de que ela consiga recuperar o dinheiro. Existem duas categorias de danos que a pessoa pode reivindicar, que são:
- Danos compensatórios: dinheiro para compensá-lo pelos danos sofridos.
- Danos punitivos: dinheiro destinado a punir o transgressor por comportamento particularmente ultrajante.
3. Inflição intencional de sofrimento emocional
Por outro lado, uma pessoa também pode processar um empregador sob a lei estadual por abuso verbal causando sofrimento grave. Para provar o que é chamado de imposição de sofrimento emocional, o seguinte deve ser mostrado:
- Seu empregador agiu intencionalmente ou de forma imprudente.
- O abuso verbal foi extremo e ultrajante.
- O abuso verbal lhe causou sofrimento emocional.
- A angústia que sofria era intensa.
Deja una respuesta