Passos para registrar uma reclamação por assédio sexual no trabalho
Um processo de assédio sexual não é nada fácil, por isso é importante que as pessoas saibam o que vão enfrentar. É importante que eles realizem as ações correspondentes de maneira adequada, se você deseja chegar a um bom acordo com o processo e parecer final.
Às vezes pode ser difícil começar com um caso de assédio sexual no trabalho. Muitas vezes as pessoas ficam com traumas psicológicos e preferem lidar com isso em vez de entrar com uma ação judicial, no entanto, nesses casos, é importante pensar com clareza e ter uma ideia geral sobre todo o processo que isso envolve para que o ato não ficar impune.
Portanto, se uma pessoa pensa em entrar com uma ação judicial por assédio sexual, é melhor que ela saiba quais são os aspectos importantes que deve levar em conta para realizá-la. Os mais importantes são mencionados abaixo.
Entre em contato com um advogado
Se uma pessoa acredita que foi assediada sexualmente em seu local de trabalho, ela deve entrar em contato com um advogado. Este é certamente o primeiro passo que você precisa dar, pois um advogado pode ajudar seu cliente a resolver todos os aspectos da situação da maneira mais eficiente possível.
Tudo o que acontece a partir deste ponto deve ser cuidadosamente administrado. Após a pessoa ter sofrido assédio sexual no trabalho, ela terá que coletar evidências e evitar ações que a impeçam de fazer uma reclamação. Um advogado pode orientar seu cliente em todo o processo, ajudá-lo a calcular os danos em um processo de assédio sexual e muito mais.
Relatar o incidente por escrito
Depois de entrar em contato com um advogado, a pessoa deve relatar o assédio por escrito ao empregador. Caso seu superior imediato se recuse a ouvir, é melhor encaminhar a denúncia para o departamento de recursos humanos ou para a matriz. É sempre recomendável que os casos de assédio sejam comunicados por escrito, pois isso pode servir de prova em um possível processo judicial. A pessoa tem que fazer várias cópias do relatório, onde tem que incluir a data e a assinatura. No caso de seu empregador desejar responder, ele deve solicitar que seja feito por escrito.
reunir provas
Durante os estágios iniciais, é importante coletar o máximo de evidências possível. O relatório escrito e a resposta do empregador. Por outro lado, também pode utilizar fotografias, screenshots, textos impróprios, testemunhos, entre outros. Os advogados também podem ser muito úteis nesta fase, ajudando o cliente a reunir evidências para solidificar o caso.
Entre em contato com a EEOC
Finalmente, também pode ser muito útil para a pessoa entrar em contato com a Equal Employment Opportunity Commission (EEOC). Trata-se de um órgão governamental encarregado de investigar casos de assédio sexual, além disso, a EEOC também pode auxiliar a vítima no processo judicial.
É importante que a vítima tenha provas sobre o ocorrido, no momento da denúncia à EEOC, pois a entidade as utilizará para a investigação.
Pode lhe interessar: O que fazer se você for demitido após registrar uma queixa de assédio sexual?
Deja una respuesta