Pai biológico pode se opor à adoção de filho

Quando uma mãe decide dar seu filho para adoção, ela quer que o processo ocorra sem problemas. No entanto, um contratempo que pode surgir é que o pai biológico quer contestar a adoção. Neste caso, o pai deve procurar um advogado especializado para aconselhá-lo no processo legal. Inclusive, para que o pai biológico conheça as opções de que dispõe quanto ao que está estabelecido nas leis quanto ao processo judicial.

Qual é a situação da autoridade parental?

Os pais solteiros não têm automaticamente direitos parentais como as mães. Isso significa que simplesmente alegar ser o pai de uma criança não é suficiente para alguém bloquear uma adoção. Pelo contrário, o pai deve demonstrar o compromisso de obter autoridade parental e dedicação ao cuidado da criança após o nascimento.

Em geral, um homem solteiro deve fazer o seguinte para começar a contestar uma adoção:

  • Solicitar a paternidade aos tribunais.
  • Reconhecer os direitos e responsabilidades dos pais.
  • Envie o arquivo para o Gabinete de Estatísticas Vitais do Departamento de Saúde.

O estabelecimento da paternidade é necessário para que alguém conteste uma adoção. Além disso, o tribunal deve ter certeza de que o pai pretende sustentar e cuidar da criança, financeira, física e emocionalmente. Em alguns casos, um pai solteiro pode interromper com sucesso a adoção e obter a custódia da criança.

O que a mãe deve fazer?

Para que a mãe evite complicações inesperadas com o pai biológico, muitas vezes é aconselhável informar o pai da gravidez e da intenção de entregar a criança para adoção. Isso pode reduzir as chances de contratempos no caso e permitir que as intenções dos pais sejam conhecidas o mais cedo possível no processo. Claro que há exceções a essa sugestão, como em casos de abuso ou outros tipos de violência.

Também é aconselhável manter um registro dos contatos com o pai, independentemente do parentesco. A mãe deve anotar quando conversou com o pai sobre a adoção, sua reação naquele momento, entre outras coisas.

Sempre que o assunto surgir em uma conversa, você deve anotá-lo. Isso pode ser benéfico mais tarde, se o pai mudar de ideia. Se o pai pedir a mãe em casamento, a mãe deve entrar em contato com um advogado para aconselhá-la durante todo o processo legal.

Advogado especializado em adoções

Muitos escritórios de advocacia nos Estados Unidos ajudam mães biológicas em todas as etapas do processo de adoção. Desde a tomada de decisão inicial até a finalização da adoção. Portanto, é melhor entrar em contato com um advogado se estiver considerando o processo de colocar seu filho para adoção.

A mesma coisa acontece quando um pai solteiro deseja solicitar a adoção de seu filho. Você pode entrar em contato com um profissional da área para orientá-lo sobre como proceder caso haja alguma dificuldade com a mãe e suas decisões.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *