O que você precisa saber sobre o teste do bafômetro

Se uma pessoa for presa por suspeita de dirigir sob a influência de álcool, um policial pode solicitar que ela faça o teste do bafômetro. Os resultados serão usados, juntamente com outras evidências, para determinar se a pessoa consome mais álcool do que o permitido.

Como funciona?

O teste do bafômetro consiste em soprar um pequeno tubo, onde o ar coletado pela máquina é responsável por analisar a respiração. Em poucos segundos o policial saberá um valor aproximado da porcentagem de álcool que a pessoa tem no sangue.

1. Precisão

Os testes de bafômetro são ligeiramente menos precisos do que um teste de sangue ou urina; no entanto, eles são confiáveis ​​o suficiente para poderem apresentar queixa. Por outro lado, eles podem ser usados ​​como prova no caso de um motorista estar sob a influência de álcool no momento do acidente.

2. Métodos para determinar a concentração de álcool

Se um policial quiser determinar o nível de álcool no sangue de uma pessoa, existem várias maneiras de fazê-lo. O teste de bafômetro mais comum usado é medir o hálito da pessoa, onde resulta na quantidade de álcool que pode estar em seu corpo.

Testes de sobriedade de campo também são usados ​​quando indicam que a pessoa está intoxicada com álcool. Embora não haja como medir com precisão o nível de álcool no sangue, esses testes são usados ​​para verificar se o motorista tem problemas para andar, tem dificuldade para falar ou outros sinais de embriaguez.

Por fim, o exame de sangue e urina normalmente é realizado na delegacia ou na prisão, pois é um dos mais precisos para determinar o nível de álcool no corpo de uma pessoa.

É possível contestar os resultados?

Existem várias maneiras pelas quais uma pessoa pode contestar os resultados de um teste de bafômetro. Primeiro, a pessoa pode argumentar que a máquina de bafômetro usada para o teste estava com defeito. Por outro lado, uma pessoa também pode opor-se caso o exame não tenha sido realizado conforme estabelecido por lei.

Por fim, outro argumento amplamente utilizado é que o teste falhou, pois passou muito tempo entre o momento em que a pessoa começou a dirigir e o momento em que o teste foi realizado. Em certos casos, o teor de álcool no sangue de uma pessoa pode aumentar depois que ela para de beber.

É importante que as pessoas saibam tudo relacionado aos testes do bafômetro, quanto percentual de álcool pode estar no sangue antes de ultrapassar o limite legal para dirigir, pois podem servir de prova em um caso futuro. Além disso, é recomendável que os motoristas saibam quais ações podem tomar se evidências desse tipo forem usadas contra eles em tribunal.

Você pode estar interessado: Consequências que uma cobrança de DUI pode trazer para você.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *