O que você deve saber sobre o divórcio expresso?
Geralmente, o processo de divórcio tende a ser longo e tedioso, quando nenhuma das partes envolvidas quer cooperar em aspectos relevantes, como divisão de bens e guarda dos filhos, porém, há uma parte que agiliza o processo ao um acordo sobre o que você quer, como e quando, o que significa que você não precisa das autoridades para mediar o divórcio.
A separação pode causar transtornos psicológicos e emocionais que podem levar à depressão, tristeza ou ansiedade, também é vista como um problema jurídico, onde na ausência de uma solução consensual, pode se tornar um caos tanto para o recém-separado quanto para o ambiente familiar, especialmente crianças.
O que é um divórcio expresso?
É um processo de separação que costuma ser mais rápido em relação ao tradicional, pois há consenso quando os casais são muito claros sobre os interesses um do outro, o que torna o rompimento do vínculo matrimonial muito eficaz. Embora seja necessário o divórcio expresso, ainda é uma entidade legal e burocrática, portanto, necessita de alguns requisitos específicos para sua realização.
Este procedimento significa que a intervenção autoritária não é necessária para mediar os termos e condições que se pretendem. Ou seja, no processo não necessariamente precisa haver uma entidade judiciária para resolver o problema.
Uma das principais características do divórcio expresso é a vontade de agilizar o processo, aliás, é considerado o mais importante ser classificado como “expresso”.
Divórcio consensual perante o notário
Como foi dito anteriormente, o testamento e mútuo acordo para o divórcio é a principal característica do divórcio expresso, portanto, este processo deve ter uma testemunha que represente a legalidade no estado e, nada melhor do que um notário? Por isso deve estar presente para evitar inconvenientes futuros.
O que o notário deve regular?
Em primeiro lugar, o acordo regulatório é aquele que determinará quais seriam os efeitos do divórcio. Por exemplo, a guarda de filhos menores de idade ou indenizatória e pensão alimentícia, entre outros.
Embora seja recomendável que o casal que deseja se divorciar expressamente não tenha filhos menores, pois esse evento complicaria o processo legal de celeridade dos documentos legais. Bem, embora seja verdade, a guarda de um menor pode ser um fato bastante rigoroso e longo, pois o bem-estar emocional, psicológico e financeiro dos filhos deve ser determinado.
Quais são os requisitos necessários para realizar um divórcio expresso?
- Não tenha filhos menores.
- Tenha um acordo regulatório.
- Ter um tempo estimado de pelo menos três meses de casamento.
Deja una respuesta