O que um peticionário deve fazer em um pedido de imigração
De acordo com a lei de imigração dos EUA, um peticionário é uma pessoa que registra uma solicitação em nome de um estrangeiro nos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e, uma vez que a solicitação tenha sido aprovada, o estrangeiro pode enviar a solicitação de visto oficialmente.
O peticionário deve ser um parente imediato ou empregador em potencial, que deve ser cidadão dos EUA ou residente legal; o estrangeiro em cujo nome o pedido inicial é apresentado é conhecido como o beneficiário. Para realizar esse tipo de solicitação, é necessário processá-la por meio de recursos conhecidos como formulários de solicitação.
formulários de petição
Existem alguns formulários que precisam ser preenchidos para se inscrever, dependendo da situação. Na Lei de Imigração dos Estados Unidos, os Serviços de Cidadania e Imigração utilizam dois formulários para as pessoas se apresentarem em nome de cidadãos estrangeiros, são eles:
Formulário I-130
Quando surgir o caso de que o peticionário é parente do estrangeiro, é necessário preencher o Formulário I-130, conhecido como “petição de parente estrangeiro”. O objetivo desta é solicitar alguns dados utilizados para estabelecer a relação entre o peticionário e o beneficiário, que devem incluir informações sobre os pais, cônjuges do peticionário, local de nascimento, endereço atual, histórico profissional.
Se o peticionário estiver solicitando em nome de um cônjuge, é necessário preencher o Formulário I-130A, conhecido como Informações Suplementares para o Beneficiário do Cônjuge.
Formulário I-140
Quando o peticionário for um possível empregador do estrangeiro, ele deverá preencher o Formulário I-140, ou "petição de imigrante para trabalhador estrangeiro". Este tem o objetivo de coletar informações sobre as habilidades do beneficiário, última chegada nos Estados Unidos, local de nascimento, endereço atual, entre outros. Além disso, este formulário também é responsável por coletar dados sobre o negócio do peticionário e a proposta de emprego do beneficiário.
Após a pessoa ter preenchido algum dos formulários acima mencionados, deverá enviá-lo por correio para a morada correspondente. Para concluir o processo, o requerente tem de pagar uma taxa de depósito.
processo de aprovação
Depois que o peticionário se inscreveu, o documento será revisado por um funcionário do USCIS conhecido como adjudicador. Os formulários serão verificados por ordem de chegada, portanto, pode levar um tempo variável para serem processados.
Devido ao número de green cards que o governo dos Estados Unidos emite a cada ano, o processo do Formulário I-130 varia de acordo com o relacionamento entre o requerente e o beneficiário. O processo para parentes imediatos, como cônjuges, pais e filhos menores de 21 anos, terá precedência sobre irmãos e filhos mais velhos.
Depois que a petição for aprovada, o estrangeiro qualificado pode solicitar o status de residente permanente por meio do Formulário I-485. Este documento requer informações sobre local de nascimento, endereço atual, histórico recente de imigração, antecedentes criminais, entre outros. Imigrantes no país recebem um green card por meio da embaixada dos EUA.
No caso de um cidadão estrangeiro solicitar um visto de trabalho, ele deve concluir o processo de certificação trabalhista, que é feito no Ministério do Trabalho, após a conclusão do processo, a pessoa pode solicitar o visto.
Se você precisa de assessoria jurídica, assistência ou representação de um advogado especializado em processos de imigração, no Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e contatar aquele que você considera melhor para atender o seu caso.
Pode lhe interessar: O que é a Permissão Temporária para Permanecer nos Estados Unidos.
Deja una respuesta