O que proceder legalmente quando um padre abusou sexualmente de um menor?

Para muitos, a diocese e tudo relacionado à Igreja Católica (ou qualquer outra religião) são considerados figuras institucionais confiáveis ​​por serem os representantes mais próximos de Deus. Hoje, no entanto, as denúncias de abuso infantil por padres aumentaram nos Estados Unidos. Esse aumento de denúncias surgiu talvez porque no presente, a violência sexual tem se tornado visível de certa forma, ou seja, por meio de educação, manifestações e ensinamentos cotidianos que saem do contexto educacional onde, justamente, mais conhecimento tem sido utilizado a respeito disso.

Ser vítima de abuso sexual na infância não é um fenômeno fácil de identificar e muito menos de digerir, pois sua capacidade mental não é tão madura para reconhecer o que está acontecendo.

Como um abuso sexual infantil cometido por padres pode ser processado?

Sabe-se que se o abuso infantil é um crime grave, então o abuso sexual infantil se torna um dos piores crimes que estão na classificação que expõe as leis criminais dos Estados Unidos. Pois, não se trata apenas da violência sexual, mas de tudo o que ela acarreta: Os danos corporais que o menor possa ter sofrido, as lesões psicológicas que podem prejudicar seu cotidiano e o desenvolvimento social para toda a vida, entre outros fatores fundamentais.

Obviamente, as normas legais tentam cobrir qualquer dano que uma vítima de abuso sexual possa sofrer, mas o mais importante é culpar o agressor e fazê-lo sofrer pena de prisão pelo crime cometido.

Passos a seguir:

  1. A primeira coisa a fazer é consolidar uma consulta médica para determinar quais os danos sofridos pelo menor. Esse ponto é fundamental, pois essas lesões têm que ser cobertas, mas também serve de base e argumento para a denúncia contra o agressor.
  2. Você tem que ir até a instância policial mais próxima para fazer a devida demanda.
  3. Encontre um advogado que possa aconselhar adequadamente os passos que devem ser feitos e como o processo legal deve ser realizado. É necessário que o mesmo, seja um profissional especializado em maus-tratos infantis. No caso de você não ter dinheiro suficiente para pagar as taxas, o estado deve conceder a você uma que defenda os direitos do menor.
  4. Estar ciente de que uma reclamação por abuso infantil, seja feita por um padre ou qualquer outra pessoa, é um processo longo e complicado. Visto que julgamentos dessa natureza exigem muita análise e investigação para apurar a culpa do agressor.
  5. Uma das soluções oferecidas pelo tribunal é, em primeira instância, condenar diretamente o agressor, no caso, o padre. E, ao mesmo tempo, possibilitar uma compensação econômica que possa cobrir todos os danos causados ​​pelo agressor ao menor. Sejam médicas, psicológicas ou de qualquer outra natureza.

O abuso sexual infantil cometido por um padre socialmente tem uma dupla infração. No sentido legal, pois como dito acima, a violência sexual é classificada como crime nos Estados Unidos, mas também no sentido moral, ético e religioso.

Você pode estar interessado: Abuso infantil: Quais são as penalidades e sentenças?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *