O que o Código Penal Federal estabelece sobre pensão alimentícia?
A pensão alimentícia refere-se à quantia em dinheiro que os tribunais ordenam que ambos os pais (ou um dos pais, dependendo da situação de custódia) paguem mensalmente para sustentar os filhos. Isso é feito para cobrir as despesas que as crianças têm para viver.
Os condados têm facilitadores de direito de família que o ajudarão a preparar formulários e explicar todos os procedimentos judiciais para obter e alterar ordens de pensão alimentícia. Conforme estabelecido pelo Código Penal Federal, os participantes poderão calcular a pensão alimentícia usando diretrizes como informações financeiras necessárias. Eles também devem explicar como os tribunais tomam decisões de pensão alimentícia.
Quando começa a pensão alimentícia?
Os pais terão as mesmas responsabilidades para atender às necessidades financeiras de seus filhos, no entanto, o tribunal não pode fazer cumprir essas obrigações a menos que eles entrem com uma ordem de pensão alimentícia. Quando os pais iniciam um processo de separação, divórcio ou anulação, um deles deve solicitar ao tribunal uma ordem que estabeleça a paternidade e a pensão alimentícia.
Todos os pagamentos de pensão alimentícia continuam a ser feitos até completarem dezoito anos de idade; em alguns casos até os dezenove anos, se ainda estiverem cursando o ensino médio em tempo integral. Mesmo que morem na casa de um dos cônjuges e não possam se sustentar.
Como é calculado?
Se os pais não concordarem com os valores da pensão alimentícia, os juízes terão todo o direito de decidir os valores usando as seguintes diretrizes:
- As quantias de dinheiro que os pais geram ou podem ganhar.
- Outros tipos de rendimentos recebidos pelos pais.
- O tempo que cada pai passa com seus filhos.
- Os custos das despesas de creche, médicos não segurados e outros fatores.
- Despesas de seguro saúde.
- Pagamentos sindicais obrigatórios.
Os valores estabelecidos por essas diretrizes são geralmente corretos; apenas em circunstâncias limitadas os juízes podem ordenar valores diferentes das diretrizes.
O que acontece se o suporte atrasar?
Se os pais atrasarem os pagamentos de pensão alimentícia, eles terão que pagar juros sobre o saldo, além de quaisquer valores devidos. Todos os juros são cobrados por lei, e os juízes não podem cancelá-los. Os pais que têm valores de pensão alimentícia vencidos podem descobrir que as ordens judiciais incluem mais do que os valores mensais.
Esses valores são destinados ao pagamento de dívidas vencidas, sendo em alguns casos conhecido como valor de liquidação. Se não cumprirem as ordens estabelecidas pelo tribunal, as consequências podem ser muito graves, pelo que os pais podem enfrentar sanções como a prisão.
A manutenção é uma das formas mais particulares de marcar presença na vida dos seus filhos, pois dela dependerá a qualidade de vida em que o menor se desenvolve até se tornar um cidadão adulto, por isso é muito importante seguir as ordens impostas e cumprir integralmente cada uma delas.
Você pode estar interessado: Existe um prazo para completar o pagamento da pensão alimentícia?
Deja una respuesta