O que fazer se sua empresa for vítima de um ataque de ransomware
Ransomware é uma forma conhecida de malware, que criptografa os arquivos das vítimas desse tipo de cibercrime, tornando alguns arquivos irrecuperáveis. A única forma de recuperar esses dados e/ou impedir que sejam vendidos em sites ilegais da internet (Deep Web) é pagando o resgate.
Atualmente, esses tipos de crimes são comuns graças ao avanço exponencial da tecnologia, um aumento de 62% nesse tipo de crime cibernético nos últimos anos. O que você pode fazer em uma situação como essa?
Medidas tomadas em resposta à situação de cibersegurança
Após a onda crescente de ataques de ransomware em todo o país, o governo Biden prometeu US$ 10 bilhões para investir na modernização das tecnologias de segurança cibernética, com US$ 9 bilhões destinados à CISA e à GSA.
Muitos especialistas acreditam que isso significará um grande avanço na luta contra o cibercrime e na proteção dos Estados Unidos contra a pirataria digital.
Apesar de tudo, a situação continua crítica, pois algumas instituições, como a delegacia metropolitana, foram afetadas por ataques de ransomware.
Erros que as organizações cometem ao receber ataques
Um dos erros mais comuns que as organizações costumam cometer após receber um ataque de ransomware é considerar que basta ter uma cópia de segurança e tentar apagar seus dados e recuperá-los a partir da cópia de segurança.
As organizações esquecem que o real objetivo do ataque é vender os dados roubados no web depp, e é isso que acabará prejudicando a organização.
O segundo erro mais comum, é esperar muito para responder ao ataque ou se desesperar, se o tipo de ransomware for identificado, existe alguma chance dele ser crackeado.
Você deve negociar antes de um ataque de ransomware?
Se sua organização for atingida por um ataque de ransomware, você pode considerar negociar com os invasores; no entanto, se essa decisão for tomada, lembre-se de que você está dando uma vantagem aos cibercriminosos, pois isso os fará parecer desesperados.
Se você tomar essa decisão, é melhor ter um negociador experiente para evitar que seus dados sejam vendidos, pelo menos até que sejam tomadas as medidas necessárias para impedir o ataque, pois a escolha de pagar o resgate deve ser sempre sua última opção.
Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um advogado especializado em crimes cibernéticosno Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera mais adequado para atender seu caso.
Pode lhe interessar: Consequências dos crimes cibernéticos
Deja una respuesta