O que é perjúrio e quais são suas consequências?

Diante de um ato criminoso nos Estados Unidos, devem ser solicitadas testemunhas de ambas as partes — o réu e o acusador — para que possam argumentar por meio de uma descrição dos fatos ocorridos a partir de sua própria perspectiva. Trata-se de um método analítico e avaliativo para que o juiz alcance a maior veracidade de qualquer tipo de situação jurídico-criminal do caso.

Portanto, é importante saber que testemunhar e prestar declarações sobre o caso de outra pessoa é de grande ajuda para as autoridades, mas quando uma pessoa não conta a verdade sobre os fatos, o caso se torna contraproducente, onde ao alterar o ocorrido você poderia culpar a pessoa errada. Portanto, praticar esses tipos de atos é um crime grave que deve ser punido pelas leis federais e estaduais do país.

O que se entende por perjúrio?

É a ação de mentir sob juramento perante um tribunal. Por isso, é classificado como um dos piores crimes que uma pessoa pode cometer, já que o depoimento é uma ferramenta analítica para apurar a culpa dos envolvidos.

As leis federais dos Estados Unidos afirmam que perjúrio é uma ação praticada por uma pessoa que afirma, testemunha, declara, jura ou atesta a verdade em qualquer tribunal do país, mas que, em última análise, não é verdadeira e prejudica qualquer uma das partes envolvidas .por alterar a informação prestando falso testemunho perante um juiz.

Quando esse crime é cometido?

Existem diversas formas pelas quais uma pessoa pode cometer esse crime, mas é preciso saber entender quando isso foi feito intencionalmente para prejudicar alguma das partes envolvidas no processo judicial:

  • Quando uma pessoa se atreve a afirmar, declarar ou certificar algo que não é verdadeiro, pois pode afetar o processo e a defesa das vítimas.
  • Se em algum tribunal a pessoa mentir, por meio de falso testemunho.
  • Declarar sob juramento qualquer fato ou acontecimento na presença dos jurados da causa.
  • Declare perante um juiz duas vezes e de maneira diferente.
  • Dizer e afirmar sobre um fato em que não há certeza, mas sim dúvida.

Porém, não é considerado crime se uma pessoa mentiu sobre um fato que não é importante ou é foco da busca pelo culpado, ou seja, que não afeta diretamente as declarações do acusado. Também é valioso saber que nem toda mentira é considerada perjúrio.

O perjúrio é punível nos Estados Unidos?

Sim. Dentro das classificações de crimes, este se enquadra nos mais graves, pois se considera que a pessoa está jogando com a gravidade jurídica que qualquer tribunal pode ter, portanto, de acordo com o contexto em que os fatos se desenrolam, o culpado pode levar a consequências.

A lei federal nos Estados Unidos pune perjúrio com multa ou prisão por cinco anos. Tudo vai depender da lei do estado onde o delito foi cometido, pois a lei de cada estado pode variar. O perjúrio é um dos atos mais desvalorizados no âmbito criminal, porém, é de extrema importância destacar como ele pode invadir o processo, simplesmente por mentir perante um juiz, já que, ao longo do processo, pode se complicar por uma falsa declaração . Além disso, deve-se levar em conta que, apesar de ser um crime grave, exige que seja apresentada acusação formal em juízo pelo Ministério Público, pois não basta a contestação de um advogado que afirme que a pessoa cometeu perjúrio.

Se você precisar de assessoria jurídica, assistência ou representação de um advogado especializado em perjúrio, no Guia Legal você poderá acessar o diretório de advogados de língua espanhola nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que considerar melhor para lidar com o seu caso.

Pode lhe interessar: Qual é a função da anulação do júri?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *