O que é a portaria de zoneamento e quais são suas características?
O zoneamento é o processo de dividir uma área de terra em diferentes distritos ou zonas e especificar como ela pode ser usada: residencial, comercial, industrial, o que pode ser permitido ou proibido para cada um. O zoneamento é realizado pelo município ou município correspondente, e é feito principalmente para segregar usos considerados incompatíveis, bem como para orientar legalmente o crescimento e desenvolvimento urbano.
portaria de zoneamento
É um regulamento que define o uso de edifícios em áreas específicas e, na prática, é estabelecido como um meio de evitar que novos empreendimentos tenham um impacto negativo nos moradores e empresas que já estão presentes na área. Além de especificar o uso da terra, os decretos de zoneamento podem estabelecer tamanhos de lote, localização e densidade de desenvolvimento. Mesmo a altura das estruturas, a quantidade de espaço aberto, os procedimentos para processar violações e conceder variantes, etc.
Se uma área for limitada ao uso residencial, por exemplo, o decreto de zoneamento pode especificar limitações que devem ser impostas ao tráfego e à poluição sonora. Da mesma forma, uma área com muitos edifícios históricos e espaços verdes pode se beneficiar limitando a altura de novos edifícios para evitar a “aglomeração” da área e ajudar a preservar a estética.
Como o zoneamento é classificado nos Estados Unidos?
Levando em conta que o zoneamento é responsável por regulamentar o direito de segmentar uma determinada área de terra, também é preciso saber que legalmente nos Estados Unidos, este se divide em quatro categorias principais, que são:
- Euclidiano: É o mais comum nos Estados Unidos e é caracterizado pela divisão dos usos da terra em distritos geográficos específicos.
- Desempenho: É considerado menos arbitrário e mais flexível que o euclidiano e usa critérios baseados em desempenho para ajudar os desenvolvedores a atender aos padrões. Por exemplo, construir moradias populares, mitigar o impacto ambiental, fornecer serviços públicos, etc.
- Incentivos: Este é um processo muito flexível, mas complexo, no qual um nível básico de restrições de desenvolvimento (por exemplo, proporção da área do terreno) é definido e adotado pelos desenvolvedores a seu próprio critério. Uma escala de recompensas aplicada às restrições fornece um incentivo para os promotores incorporarem os critérios.
- Com base na forma: Esta é uma abordagem menos comum que envolve a aplicação de padrões a terrenos desenvolvidos com base em critérios prescritivos e discricionários.
Código de construção
Os códigos de construção são regulamentos legais que estabelecem padrões aos quais os edifícios e outras estruturas devem obedecer. O Código de Zoneamento Internacional (IZC) foi estabelecido nos Estados Unidos pelo International Code Council e é aplicado pela maioria das jurisdições do país, embora possa ser modificado para refletir as condições e leis locais.
O IZC é um código modelo que regulamenta legalmente os requisitos mínimos de zoneamento para novas construções. Tem por objetivo prever o traçado das edificações e usos compatíveis do solo e estabelecer disposições para a localização de todos os tipos de usos, no interesse da área local. O objetivo é promover uniformidade e consistência no zoneamento para planejadores, codificadores e desenvolvedores. O zoneamento é realizado pelo estado ou município correspondente e segrega usos considerados incompatíveis, além de orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano.
Pode lhe interessar: Quando uma empresa deve processar por leis de zoneamento?
Deja una respuesta