O que é a anulação do júri?

Nos julgamentos criminais, um júri determina se uma pessoa é culpada ou inocente do crime acusado. O júri chega a essa decisão ouvindo os depoimentos das testemunhas, avaliando as provas apresentadas e considerando os argumentos da acusação e da defesa. Depois de ouvir os argumentos das partes, o júri se reúne para discutir e decidir o resultado do seu caso. Então, às vezes, o júri pode decidir declarar o acusado inocente, mesmo que as provas do crime sejam evidentes e isso é chamado de nulidade do júri.

Anulação

A anulação do júri ocorre quando um júri se recusa a seguir a lei, declarando um réu culpado ou inocente de um crime, independentemente dos fatos e provas apresentadas.

Os júris são muitas vezes assumidos e esperados como espectadores imparciais que simplesmente assistem e tomam uma decisão final na questão criminal com base nas evidências e argumentos apresentados. Mas, como os jurados são seres humanos, nem sempre funciona assim; Embora os júris devam seguir a lei e não decidir qual deve ser a lei, eles às vezes usam a anulação do júri para infringir a lei.

Geralmente, há muitas razões pelas quais ocorre a anulação do júri, mas as mais comuns são as seguintes: desacordo com a lei, preconceitos emocionais em relação ao crime ou ao réu, desacordo com a punição para o crime ou desaprovação de como a lei se aplica ao réu. caso.

Repercussões para o júri

Se você está se perguntando se os jurados podem ter algum tipo de problema legal por usar a anulação do júri, a resposta para isso normalmente seria não, já que os jurados não podem ser punidos por seu veredicto em um julgamento, embora pareça violar a letra da lei.

Além disso, uma pessoa que foi considerada inocente de um crime devido à anulação do júri não pode ser julgada pelo mesmo crime novamente, uma vez que um segundo julgamento violaria a proibição constitucional de dupla incriminação.

Mas uma pessoa que é condenada por um crime devido à anulação do júri pode ter sua condenação anulada através do processo de apelação ou diretamente pelo juiz em certos estados ou jurisdições.

Efeitos na lei da anulação do júri

Pode parecer que a anulação do júri pode permitir que os jurados burlem a lei de alguma forma para tomar suas próprias decisões, mas isso não significa que os jurados possam legislar a partir do júri e criar novas leis, portanto, o fato de um júri sustentar a anulação , isso não muda em nada o fato de que a lei com a qual o júri não concorda permanece uma lei.

No entanto, se a anulação do júri para um determinado crime se tornar comum por uma variedade de razões que tornam a anulação um padrão, então a lei pode ser virtualmente invalidada por júris que se recusam a cumpri-la. E tal comportamento poderia levar o legislador a tomar a decisão de alterar a lei e, assim, pôr fim à constante anulação do júri.

Você pode estar interessado: O que se entende por julgamento sumário?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *