O que acontece quando uma testemunha mente perante um juiz?

Um advogado pode determinar se uma pessoa está mentindo no tribunal, fornecendo ao seu cliente os elementos necessários para ganhar o caso. Se puder ser estabelecido que uma testemunha não está sendo honesta e puder explicar por que decidiu mentir sobre o incidente, isso pode ser muito útil para um caso.

Embora provar que uma testemunha não está dizendo a verdade durante um julgamento possa não parecer uma tarefa muito simples, é importante que você saiba como provar que essa pessoa não está dizendo a verdade no tribunal.

Como você expõe alguém que não está dizendo a verdade no tribunal?

Durante um julgamento, o objetivo do interrogatório é obter depoimentos de testemunhas que possam fortalecer a versão de um caso e contestar quaisquer pontos fracos. Muitos advogados costumam pressionar as testemunhas, ameaçando colocá-las em problemas legais se fingirem dizer a verdade sob juramento. Caso se prove que houve mentira, pode-se desacreditar o depoente provando o dolo.

Como provar que alguém está mentindo no tribunal?

Como tudo o que um advogado faz é conduzir um interrogatório que ataca a testemunha, o processo de pensamento por trás do falso testemunho, quais são as motivações e qual era o objetivo do perjúrio não serão necessariamente expostos.

Por outro lado, se uma pessoa fizer perguntas mais completas, pode ser muito útil descobrir o motivo do engano, as decisões que tomou quando ia mentir e o propósito da mentira. Isso não apenas provará que uma testemunha é falsa, mas também será útil como uma forma de forçar o juiz a rejeitar a declaração e, assim, ganhar o caso. A forma como uma pessoa pode provar que um depoente está a prestar uma declaração falsa e chegar à verdade no julgamento, tem de abordar o testemunho e o processo criminal de forma diferente.

Se uma pessoa acredita que uma testemunha de oposição está mentindo, é melhor conversar com seu advogado e criar uma estratégia para provar isso no tribunal. Se um dos envolvidos em um julgamento chamar uma testemunha para depor e provar que está trapaceando, causará uma péssima impressão no júri pelo resto do caso.

Quais são as consequências de trapacear no tribunal?

No caso de uma testemunha decidir testemunhar desonestamente no tribunal, ela o fará sob juramento e isso é considerado perjúrio. É um crime grave punível com prisão e os juízes geralmente não têm muita tolerância, pois consideram desrespeitoso no tribunal.

Por outro lado, uma pessoa que mente no tribunal, porque está sendo ameaçada ou sob chantagem, não será acusada de perjúrio, porém, este é um ponto que não é fácil de provar.

Se você puder determinar que uma testemunha não está sendo honesta em sua declaração e puder encontrar uma maneira de explicar por que ela quis enganar o tribunal, isso dará ao seu caso uma grande vantagem sobre a outra parte, pois a declaração pode ser rejeitada. pelo tribunal, juiz que está lidando com o caso.

Pode lhe interessar: Como se preparar caso seja convocado como júri em tribunal?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *