O proprietário pode ser processado por lesões dentro de casa?
Se uma pessoa aluga uma casa e sofre um acidente na propriedade, o proprietário pode ser responsabilizado pelos danos causados? A resposta a esta pergunta depende de algumas considerações a avaliar.
Todo proprietário tem a obrigação de manter o seu imóvel em óptimas condições de segurança para todos os que o habitem ou visitem, e caso ignorem este facto e ocorra um acidente, o senhorio pode ser responsabilizado.
Quando é considerada responsabilidade do proprietário?
Um dos muitos direitos dos inquilinos quando assinam o contrato de arrendamento é que o imóvel esteja em óptimas condições para habitar. Se um arrendatário for lesado em consequência de um incidente ocorrido no interior do imóvel, pode reclamar ao senhorio, pelas deficiências que o imóvel apresenta e que se revelam prejudiciais. Um exemplo muito comum é se não houver corrimãos para se apoiar ao subir as escadas, se houver degraus com algum déficit de segurança, entre outros.
O proprietário tem a responsabilidade de melhorar essas condições que podem ser perigosas para quem mora no imóvel. Assim, o senhorio deve ser informado de todas as ocorrências que vão ocorrendo, de forma a manter um ambiente seguro dentro do imóvel, não podendo o senhorio ignorar esta situação.
Quando fazer a reclamação?
Quando apresentar uma reclamação contra o senhorio depende das circunstâncias em que o fizer, por exemplo, se o senhorio se recusar a fazer as reparações necessárias na casa, para torná-la um espaço seguro, é importante apresentar a reclamação enquanto o contrato está em vigor, pois há um prazo para agir judicialmente após a ocorrência do incidente.
No entanto, você deve estar ciente de que vários estados têm leis que proíbem os inquilinos de praticar atos punitivos que acabem levando o proprietário ao tribunal.
Para saber como agir na hora de apresentar uma reclamação contra o seu senhorio e obter os resultados pretendidos, é recomendável que procure o apoio jurídico de um advogado especializado na área do direito do senhorio e do inquilino, que lhe possa indicar quais são os recursos legais que você tem nesses tipos de situações.
Razões pelas quais você pode registrar uma reclamação
Se a casa tiver problemas estruturais que possam afetar sua saúde, por exemplo, se houver problemas significativos em relação a mofo, umidade ou que o aquecimento não funcione no inverno, entre outras coisas, e o proprietário não seja responsável, você Você pode tomar medidas legais contra ele para proteger sua integridade.
Se o proprietário não tiver feito os reparos solicitados e você tiver que pagar pelo reparo, poderá processar o proprietário para obter seu dinheiro de volta.
Deja una respuesta