Negligência na aplicação da anestesia, de quem é a responsabilidade?
A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas receberá anestesia, que pode ser administrada por meio de uma intenção local ou por meio de uma máscara na boca ou nariz com o objetivo de bloquear a sensação de dor, causando dormência ou perda de consciência.
Atualmente existem equipamentos médicos avançados para que o paciente receba a quantidade necessária, porém, podem ocorrer erros que podem trazer consequências muito graves como a morte, já que a combinação de medicamentos é algo que exige total cuidado e controle. Descubra quem é o responsável caso ocorra algum erro na aplicação deste medicamento.
O que é anestesia?
A anestesia é um medicamento que, quando administrado a um paciente, o deixa inconsciente ou semiconsciente, exigindo o monitoramento das funções e sinais vitais da pessoa por pessoal médico altamente treinado. Existem vários tipos de anestesia dependendo da necessidade do paciente; estes são:
- Anestesia geral: diferentes medicamentos são administrados ao paciente para deixá-lo completamente inconsciente ou em estado de sono profundo antes de um procedimento médico. Normalmente, é usado para procedimentos importantes, como cirurgia cardíaca ou articular.
- Anestesia local: Isso é usado para anestesiar uma parte específica do corpo, seja por meio da aplicação de medicação tópica ou injeção.
- Anestesia Regional: Essa anestesia é administrada ao paciente em algumas partes do corpo que requerem cirurgia, mas próximo ao feixe nervoso ou a um nervo ou medula espinhal, como a anestesia peridural.
Erros Comuns de Anestesia
Os médicos são treinados para administrar anestesia a qualquer paciente corretamente, para que nada de infeliz aconteça; no entanto, às vezes pode ocorrer negligência. Erros desse tipo podem ocorrer durante o procedimento cirúrgico e serem corrigidos rapidamente, evitando consequências negativas para o paciente, mas há casos em que os resultados podem ser devastadores. Alguns dos erros mais comuns cometidos pelos médicos neste tipo de caso são:
- Erro de dosagem.
- Falta de monitoramento.
- Demora na administração da anestesia.
- Não intubar.
- Dispositivos ou equipamentos médicos defeituosos.
- Erros de comunicação.
- Deixar o paciente desacompanhado.
Se durante um procedimento médico que envolva a aplicação de anestesia, algum dos erros mencionados acima ocorrer, isso pode causar sérias complicações ao paciente que podem até colocar sua vida em risco. Algumas delas são:
- Pneumonia.
- Dano cerebral.
- Coágulos de sangue.
- Danos nos nervos.
- Morte.
- Comer.
- Lesões da medula espinhal.
- Deficiências cognitivas.
negligência na anestesia
Isso pode acontecer de diversas formas, mas o mais importante é saber o que acontece por negligência médica. Isso significa que algo não foi feito corretamente ou que um bom nível de atendimento ao paciente não foi exercido, e é por isso que você pode pensar em processar o médico ou a instituição que prestou o serviço quando afetado por esse infeliz incidente. No entanto, antes que uma pessoa decida por essa medida, é necessário considerar vários fatores, como a taxa de complicações, os tipos de anestesia utilizados e os fatores de risco associados antes da cirurgia do paciente.
Quando o hospital é responsável por um erro de anestesia?
Uma pessoa tem o direito de processar por negligência médica se descobrir que o médico ou hospital onde foi operada é responsável por qualquer um dos dois fatores a seguir:
- Responsabilidade indireta: quando o anestesista for funcionário do hospital, a instituição torna-se automaticamente responsável pela negligência médica cometida.
- Supervisão e contratação negligente: se o anestesiologista fosse um contratado independente, o hospital ainda poderia ser responsabilizado.
Quando o médico é responsável por um erro de anestesia?
O profissional pode ser acusado de negligência, caso o paciente ou seu advogado comprove ou demonstre que não prestou atendimento adequado à pessoa que solicitou o serviço, que não realizou o procedimento adequadamente ou se foi um profissional independente doutor. Isso deve incluir a investigação de fatores pré-operatórios, incluindo a administração de medicamentos e isso inclui anotações do anestesista e do cirurgião.
Danos devido a erros de anestesia
A compensação legal por negligência médica é um dos acordos que você pode obter depois de provar que foi vítima de tal erro. Isso pode variar dependendo da lesão do paciente, mas abrange principalmente o seguinte:
- Custo do tratamento futuro.
- Perda de renda.
- Sofrimento e dor.
Deja una respuesta