Lavagem de dinheiro: como é sancionada?
Embora as instituições bancárias dos Estados Unidos lutem para normalizar o uso do dinheiro de forma adequada, sempre haverá uma forma de criminalizar o dinheiro, principalmente o uso de dinheiro vivo, e um dos métodos mais comuns é a lavagem de dinheiro.
Esse crime é cometido quando o dinheiro tem origem inadequada, ou seja, é ganho por meio de negócios fraudulentos. Portanto, a melhor maneira de justificar legalmente tanto capital é investir tempo e espaço para disfarçar que esse dinheiro é ganho legalmente. Por ser um crime, é evidente que os Estados Unidos o sancionam, especialmente por ser um dos maiores crimes dentro de sua classificação.
O que é lavagem de dinheiro?
Trata-se de ocultar a origem dos recursos que podem ser gerados por meio de ações ilícitas, porém, a ideia principal é legalizar o dinheiro produzido através da construção de comerciantes ou empresas que possam atender às despesas necessárias, ou seja, que sejam integrados legalmente o sistema bancário.
É um problema criminal formado décadas atrás que continua até hoje. Grandes empresários, traficantes de drogas entre outros, são os que tendem a cometer esse tipo de crime para garantir que seus lucros ilícitos sejam legais.
Como eles fizeram isso?
Existem várias maneiras explicadas pelas autoridades federais dos Estados Unidos:
- Colocação: os lucros são introduzidos no sistema financeiro.
- Estratificação: enviar o dinheiro através de diferentes transações financeiras para mudar o conceito de origem.
- Integração: eles parecem legítimos para serem usados, mas, na realidade, não são. Portanto, é uma reinserção de fundos.
Como a lavagem de dinheiro é punida nos Estados Unidos?
Foi bem dito anteriormente que os Estados Unidos veem essa ação como crime, razão pela qual está incluída na classificação de crimes graves no país. É um crime que afeta não apenas a economia, mas também viola o bem-estar social, moral e político do país. De fato, afeta a moeda e os interesses financeiros vinculados ao governo nacional.
Lei que oprime a lavagem de dinheiro
Instituída em 1986 pelo Congresso dos Estados Unidos, é uma lei federal que regulamenta e condena o crime de lavagem de dinheiro no país. Ela pune não apenas o responsável por ela, mas também todos os que participam da transação e das atividades ilegais que foram realizadas para chegar lá. Qualquer implicação que seja sobre lavagem de dinheiro será punida com uma certa pena de prisão, quase sempre entre 5 anos e prisão perpétua.
Embora seja muito difícil de controlar, a lei tenta regular as ações para evitar esse tipo de crime, com a intenção de diminuir a lavagem de dinheiro contínua no país, mas o fluxo de capitais nos Estados Unidos é muito grande, portanto, é muito difícil controlar as transações ou qualquer outra forma de lavagem de dinheiro no país.
Você pode estar interessado: Consequências jurídicas da lavagem de dinheiro nos EUA.
Deja una respuesta