La Laboral de Gijón, história e dicas para visitar o edifício monumental
Você sabia La Laboral de Gijón É considerado pelas suas dimensões como o maior edifício de Espanha?
Com efeito, com os seus 270.000 metros quadrados, este majestoso edifício tem sido um dos ícones da cidade costeira de Gijóne sua visita não deve faltar na agenda de um viagem pelas Astúrias.
Desde a primeira vez que fui a Gijón, há muitos anos, sempre fiquei impressionado com a majestade do edifício que era então a sede da Universidade do Trabalhoe que naquela época não era atração turística.
Agora, porém, após a sua última remodelação, e desde 2007, o edifício é sede da Cidade Trabalhista da Culturaespaço onde diferentes instituições culturais,
Mas também, nos últimos tempos tornou-se um dos pontos de encontro mais populares entre os residentes e uma visita obrigatória para os turistas que viajam para Gijón.
Todas as informações em detalhes
História e dicas para visitar o Laboral de Gijón
Em preparação para a sua visita, abaixo estão alguns dados históricos e curiosidades sobre o Laboral de Gijónalém de dicas para sua visita.
Devem saber desde já que este edifício, que sempre foi identificado como sede de uma das universidades operárias lançadas durante o regime de Franco, não foi efectivamente construído para esse fim.
Foi em 1945 quando, após um grave acidente de trabalho numa mina da bacia do Caudal, foi decidido iniciar a construção de uma escola para órfãos de pais vítimas de acidentes mineiros.
Este projeto previa o alojamento de até mil estudantes com todo o tipo de instalações para a vida estudantil, incluindo residência, oficinas industriais, quintas ou instalações desportivas.
Do projeto do orfanato à universidade do trabalho
Mas durante o processo de construção sob a direção do arquiteto madrileno Luis Moya Blancoele Ministério do Trabalho decidiu criar o referido universidades trabalhistasentão o projeto de orfanato foi convertido no Universidade Trabalhista de Gijón.
Você não ficará surpreso em saber que a direção e a gestão desta nova universidade operária foram confiadas ao Companhia de Jesus e as freiras do Ordem das Clarissas.
Só em 1978, após a chegada da democracia em Espanha, é que a gestão passou para as mãos do corpo docente da universidade.
Um exemplo da majestade do edifício é que, na sua época, o Universidade Trabalhista de Gijón Foi o maior instituto de ensino secundário de Espanha, com mais de 3.000 alunos.
Tal como aconteceu com o Partenon em Atenasa construção de o Trabalho Foi concebido pelo seu arquitecto de costas para o cidade de Gijónde modo que para chegar à sua entrada era necessário contorná-la e, desta forma, apreciar a sua grandiosidade.
Quais são as dimensões do Laboral de Gijón?
Outro exemplo desta grandiosidade é o seu enorme pátio central, com 150 metros de comprimento e 50 metros de largura, com dimensões semelhantes às do famoso Praça de São Marcos em Veneza.
Igreja Laboral de Gijón
Em sintonia com a época em que foi construído, o conjunto arquitetônico não poderia faltar uma grande igreja, que se tornou a maior planta elíptica do mundo.
No exterior destacam-se as grandes figuras coríntias e as figuras majestosas, entre as quais vale destacar o Virgem de Covadonga e o Apóstolo Santiago a cavalo.
Bronze, mármore e pedras coloridas são materiais abundantes tanto no exterior como no interior de casa. Igreja La Laboral em Gijón.
Para destacar a madeira embero trazido da Guiné Equatorial com o qual foram feitos os bancos da igreja com capacidade para mil alunos e professores.
A grande torre que fica ao lado da igreja tem 130 metros de altura e é o edifício mais alto das Astúrias e o edifício de pedra mais alto de Espanha.
Pode subir à torre Laboral em Gijón Inscreva-se nas visitas guiadas que acontecem todos os dias neste grande centro cultural.
Programa de espetáculos no Teatro Laboral
Ele Teatro Laboral Tem capacidade para até 1.500 pessoas e, na sua época, foi o primeiro teatro totalmente climatizado da Europa.
Atualmente oferece uma ampla mostrar programaçãoentre os quais não faltam grandes concertos de música clássica, como o que pude ver na minha última visita, e musicais.
Entre as diferentes instituições que agora se concentram em Gijón Laboral são encontrados os Faculdade de Comércio, Turismo e Ciências Sociaiso Escola Superior de Artes Dramáticas das Astúrias e o Conservatório de Música.
Centro de Arte Laboral
Por fim, destaco que fora do edifício principal, onde funcionavam as antigas oficinas universitárias, agora você tem LABoral Centro de Arte e Criação Industrial,
É um centro de exposições de arte contemporâneabem como um local onde se realizam pesquisas, workshops e cursos de formação, e que também pode visitar.
Deja una respuesta