Junte-se como um provedor de serviços governamentais

Por Heidy R.

Postado em 23 de setembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se você tem experiência como empreendedor ou empresário e procura um bom cliente que lhe garanta estabilidade, talvez já tenha lhe ocorrido que órgãos governamentais (federais ou estaduais) poderiam ser uma excelente opção. E você tem razão, mas para conseguir isso é necessário cumprir um processo e poderes especiais. Abaixo oferecemos informações gerais sobre o assunto para que, dependendo da sua área de atuação, você possa ampliar os dados e se tornar um fornecedor. Continue lendo.

Se você tem uma ONG, firma ou empresa legalmente constituída, você pode ser um prestador de serviços para o governo.
Ser um prestador de serviços para o governo pode dar estabilidade financeira à sua empresa, mas você deve ter altos níveis de desempenho para se tornar um.

Quem pode ser prestador de serviços?

Tenha em mente que nesta categoria entre a partir de um ONG, um escritório de advocacia para uma empresa de qualquer ramo. Mencionamos alguns exemplos de tipos de empresas e serviços.

  • Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Serviços Profissionais e Consultoria (jurídica, financeira, auditoria, treinamento, etc.)
  • Serviços de Construção e Manutenção.
  • Segurança e Proteção (vigilância, emergência, etc.)
  • Administração e recrutamento de recursos humanos.
  • Logística e Transporte (armazenagem, entrega de mercadorias, etc.)
  • Serviços Administrativos e de Apoio.
  • Serviços de saúde e bem-estar.
  • Educação e Treinamento (cursos, workshops, idiomas, atendimento ao usuário, etc.)
  • Marketing e Comunicação.
  • Equipamentos e Suprimentos (móveis, materiais de escritório, equipamentos, etc.)
  • Pesquisa e Desenvolvimento.
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade (gestão de resíduos, avaliação de impacto ambiental, etc.)

Que processo você deve seguir para ser um fornecedor?

A primeira coisa que você precisa é uma empresa, firma ou ONG legalmente constituída, com toda a documentação em dia, com projetos sólidos que demonstrem capacidade de prestação dos serviços que oferece. Então você deve fazer o seguinte:

1. Cadastro no SAM (Sistema de Gestão de Prêmios)

Um registro SAM é necessário para qualquer entidade licitar e receber pagamentos de contratos federais ou receber fundos federais. É totalmente grátis acessando o site SAM.gov e criando uma conta de usuário. Lá você deverá fornecer informações básicas sobre sua empresa, incluindo o Número DUNS, dados financeiros e dados de contato, entre outros.

2. Obtenha um número DUNS (sistema de numeração universal de dados)

O número DUNS é um identificador exclusivo de nove dígitos para cada localização física da sua empresa. É emitido pela Dun & Bradstreet. Você pode verificar se sua organização já possui um acessando https://fedgov.dnb.com/webform. É uma sequência única de nove dígitos reconhecida como o sistema numérico universal para Identifique mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo!

Você deve visitar o site da Dun & Bradstreet: dnb.com e solicite o número gratuitamente (as informações estão em inglês). Certifique-se de que as informações fornecidas correspondem ao seu registro no SAM.

3. Obtenha um Código CAGE (Código de Entidade Comercial e Governamental)

O código CAGE é um identificador exclusivo atribuído a entidades que buscam fazer negócios com o governo federal. Mas não se preocupe porque é atribuído automaticamente durante o processo de registro do SAM, nenhuma ação separada é necessária.

4. Procure contratos ou ofertas de concurso

No mesmo portal de órgãos federais, repartições estaduais e agências você encontra oportunidades de negócios, também pode utilizar portais de contratações governamentais. Acesse beta.SAM.gov, há muitas ofertas lá. Utilize os filtros adequados ao tipo de serviço que oferece e ainda pode configurar alertas para receber notificações. Outra ideia é ficar atento a eventos e feiras.

5. Prepare propostas

Sim, preparar propostas para licitações oficiais pode ser um processo muito tedioso, mas depois de dominá-lo, é moleza. Para ganhar contratos, você deve revisar cuidadosamente as especificações publicadas e, claro, incluir toda a documentação necessária, como histórico da empresa, experiência anterior, capacidade técnica e detalhes financeiros. Como informação, Invista tempo para entender bem os requisitos e considere contratar um consultor Se você não tem experiência e a oportunidade justifica.

6. Atende aos requisitos de certificação

Antes de lançar qualquer oferta, Verifique se o seu ramo ou área de atuação exige certificações específicas ou tem prioridade (por ser uma pequena empresa, uma empresa pertencente a mulheres ou uma empresa pertencente a veteranos, por exemplo). Assim, determine as certificações para as quais sua empresa é elegível e caso não as possua, adquira-as por meio dos órgãos competentes, como a Small Business Administration (SBA). Você pode expandir mais sobre o último em “Ajude a criar e administrar sua pequena empresa ou empreendimento”.

7. Preste atenção aos regulamentos e códigos de ética

Fazer negócios com o governo federal (e qualquer outro nível) exige um desempenho impecável, portanto, familiarize-se com os regulamentos relevantes, como Regulamento de Aquisição Federal (FAR) qualquer Regulamento de Aquisição Federal. Este é o principal conjunto de regras relacionadas às compras públicas nos Estados Unidos.

Implemente políticas internas em sua empresa que correspondam a esses regulamentos para garantir a conformidade contínua. Também realiza auditorias internas regulares para garantir a conformidade, para que você seja naturalmente treinado para participar como fornecedor.

Se você deseja ser um prestador de serviços para o governo, revise os regulamentos do Regulamento de Aquisição Federal (FAR).
Ser prestador de serviços para o governo exige desempenho impecável, por isso familiarize-se com as regulamentações do Regulamento de Aquisições Federais (FAR).

Para terminar

Tornar-se um fornecedor envolve uma combinação de cumprir os requisitos técnicos e administrativos, assim como Estabelecer relacionamentos eficazes com os responsáveis ​​pelas compras na agência. A visão geral que oferecemos serve como ponto de partida para ser fornecedor de outras agências governamentais.

Nós aconselhamos você investigue mais cada uma das etapas que você deve seguir para se tornar um fornecedor. Como recomendações finais, sempre certifique-se de que todas as informações fornecidas sejam precisas e atualizadas, mantenha cópias de seus registros para seus arquivos, lembre-se disso tudo deve ser transparente, pois informações incorretas ou desatualizadas podem atrasar o processo de registro e afetar sua elegibilidade para contratos.

Pense também em um processo de melhoria contínua, onde a qualidade e o atendimento ao cliente são os objetivos. Responder proativamente a quaisquer problemas e resolvê-los, Dessa forma você mantém um bom desempenho e se aprimora como fornecedor.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *