Importância de contratar um advogado para criar uma empresa sem fins lucrativos
Todo projeto que se inicia para a criação de uma empresa é desenvolvido em torno de uma ideia que pode surgir quando é detectada uma oportunidade de iniciar um negócio, porém, se uma pessoa está pensando em criar uma organização sem fins lucrativos, é necessário fazê-lo corretamente , isso pode significar a contratação de um advogado para orientá-lo no processo de criação de sua empresa.
conselho inicial
A primeira coisa que se pensa é a criação da marca da empresa, ou seja, a escolha de um nome para a organização, mas isso pode ser complicado juridicamente. Mesmo que você queira que a marca expresse sua missão, há restrições, por exemplo, o nome de uma organização sem fins lucrativos não pode conflitar com o de outra entidade que tenha o mesmo propósito, não pode infringir uma marca já existente e você deve evitar certos termos, como “banco”, “federal” ou “seguro”. Por esse motivo, verificar as regras de nomenclatura de agências governamentais e nomes de entidades existentes geralmente é mais rápido e fácil se for feito por um advogado.
Assim como uma empresa com fins lucrativos elabora um plano de negócios, uma organização sem fins lucrativos também deve fazê-lo, a diferença é que esta última deve focar em sua finalidade beneficente. Essa é outra área em que a experiência de um advogado comercial pode ser útil, ajudando você a formular um plano de negócios que descreva como você executará suas operações diárias para cumprir a missão da entidade.
Um profissional de litígio comercial terá experiência no pagamento de taxas de registro e no preenchimento de documentos de incorporação para cumprir as leis locais, estaduais e federais. Você também será responsável por enviar os documentos de constituição juntamente com o requerimento (em alguns estados, isso é conhecido como certificado de incorporação). A maioria dos estados exige informações gerais sobre o objetivo da corporação, nome, endereço e informações dos membros de seu conselho de administração.
Durante o processo de criação do negócio
A elaboração de documentos de incorporação não pode ser uma atividade única, pois sempre podem surgir alterações necessárias. Alterar o estatuto, estrutura ou contrato social de uma empresa sem fins lucrativos significa submeter essas alterações ao estado, o que não é tão simples.
No que diz respeito à gestão de regimes tributários, uma das principais razões para constituir uma empresa sem fins lucrativos é obter isenção de impostos da Receita Federal (IRS) e dos governos estaduais. Além disso, se você é uma instituição de caridade, os doadores podem receber deduções fiscais por suas contribuições, você simplesmente terá que registrar o pedido de isenção apropriado no IRS e nas agências estaduais para solicitar isenção de impostos federais e de renda.
Ressalte-se que nem todas as pessoas jurídicas sem fins lucrativos podem optar por esse status, pois só serão admitidas aquelas que atuem em benefício público com finalidade religiosa, beneficente, científica, educacional ou literária. Para manter seu status de organização sem fins lucrativos, você deve seguir certas formalidades e procedimentos de manutenção de registros.
As leis estaduais variam, mas pode haver uma exigência de arquivar um relatório periódico sobre o seu negócio com uma agência estadual. Para garantir que sua empresa se qualifique, um advogado pode ajudá-lo a arquivar esses relatórios anuais e retornar ao IRS para manter sua organização em conformidade e longe de problemas.
Quando ocorrem problemas
Conforme discutido acima, você pode abrir uma empresa sem aconselhamento jurídico, mas se as coisas não correrem do seu jeito, pode ser difícil desfazer os problemas que você mesmo criou e pode ser necessário contratar um advogado de qualquer maneira. Isso é uma perda de tempo e dinheiro que poderia ser economizado com a contratação antecipada de serviços jurídicos profissionais.
Ter a assessoria jurídica de um profissional no contencioso empresarial é uma das decisões mais importantes que uma pessoa que está pensando em constituir uma entidade sem fins lucrativos deve levar em consideração.
Pode lhe interessar: Como formar uma organização sem fins lucrativos?
Deja una respuesta