Guia sobre a obrigatoriedade dos sistemas de proteção contra incêndio

Por Heidy Ramírez

Postado em 1º de novembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Para a segurança da sua vida e de seus entes queridos, é necessário que em sua casa e local de trabalho você tenha equipamentos adequados em caso de incêndio, como detectores de fumaça, sistema de sprinklers e extintores de incêndio. Graças a eles, milhares de vidas são salvas anualmente, pois alertam as pessoas sobre a situação e permitem a evacuação atempada, na maioria dos casos.

A seguir explicamos porque esses sistemas são obrigatórios e daremos algumas dicas importantes relacionadas ao tema.

Tenha extintores de incêndio em boas condições em sua casa como medida de prevenção de incêndio.
Os extintores de incêndio têm um alcance de ação limitado em caso de incêndio, mas é obrigatório tê-los em casa. Verifique as leis do seu estado.

Que leis estabelecem a obrigatoriedade dos sistemas de proteção contra incêndio?

Como você bem sabe, cada imóvel, seja casa ou escritório, deve possuir detectores de fumaça, sprinklers de água para que sejam acionados em caso de incêndio e extintores instalados. Isso está estabelecido nos regulamentos de proteção contra incêndio (“Códigos de Incêndio”), nas diretrizes elétricas e na lei federal de segurança pública de cada estado e, portanto, Seu cumprimento é obrigatório.

No local de trabalho também deve ser cumprida uma série de normas emitidas pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA), que estabelece como devem ser instalados os sistemas de proteção contra incêndio.

O que é a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios (NFPA)?

O NFPA (por sua sigla em inglês), é uma organização que, embora não seja uma entidade governamental, promove a prevenção de danos causados ​​por incêndios, preocupa-se com o bem-estar coletivo e emite periodicamente estudos, normas e códigos de segurança que têm importância decisiva na matéria e que, portanto, alguns estados exigem o seu cumprimento.

Para que são usados ​​os detectores de fumaça?

Está estatisticamente comprovado que a maioria das mortes causadas por incêndios se devem à inalação de fumos e não a queimaduras, por isso, é importante que os alarmes de fumo estejam em bom estado para que possam alertá-lo em caso de incêndio, para que possa obter tempo no local e salve sua vida.

Os alarmes devem ser instalados em todos os níveis da sua casa, em todos os quartos e fora de cada área de dormir separada (como corredores), incluindo a lavanderia e o porão. E no caso de escritórios, devem ser instalados em cada divisão física e casas de banho do seu local de trabalho.

O que você deve saber sobre sprinklers?

Este sistema, quando combinado com um plano de acção pré-elaborado e evacuação de emergência, pode ser decisivo na redução de perdas humanas e minimização de danos, mas éÉ fundamental que sejam inspecionados periodicamente pelos bombeiros locais e que seja realizada uma manutenção periódica adequada.

Você conhecia esses dados sobre extintores de incêndio?

Eles são usados apenas em caso de pequenos incêndiosjá que seu raio de ação é limitado. Existe um extintor adequado para cada situação para obter maior eficácia no combate ao incêndio. Eles são classificados em:

  • Classe A: Usado contra materiais combustíveis como madeira, roupas e plásticos.
  • Classe B: utilizado contra incêndios envolvendo líquidos inflamáveis ​​ou combustíveis, como gasolina e óleos.
  • Classe C: Usado contra incêndio em equipamentos elétricos energizados.
  • Classe D: É utilizado contra incêndios feitos de metais combustíveis, como magnésio e sódio.
  • Classe K: Usado contra incêndios de óleo de cozinha, geralmente em cozinhas ou restaurantes.

Quais são as violações de segurança contra incêndio mais comuns?

Muitos dos acidentes são causados ​​pelo não cumprimento das regulamentações relacionadas à prevenção de incêndios. Consequentemente, recomendamos que você esteja atento aos seguintes casos, que são os mais comuns, e evite incorrer em algum deles:

  • O falta de manutenção de equipamentos de extinção de incêndio. Muitas vezes esses sistemas ficam danificados, entupidos ou seus componentes envelhecem, por isso exigem a substituição de peças ou de todo o dispositivo.
  • Ele bloqueando as portas e as diferentes entradas da propriedade (móveis ou caixas de mercadorias no caso de escritórios) que não permitam uma evacuação segura no momento de um acidente.
  • A falta de testes realizados nos equipamentos de combate a incêndio adquiridos, sejam sistemas de alarme ou detectores de fumaça não testados. Depois de adquiridos novos, devem ser testados para confirmar seu bom funcionamento.
  • Não execute o devida alteração de extintores de incêndio, que tendem a ficar vazios, danificados ou deteriorados com o tempo.
  • O falha em identificar a saída de emergência em edifícios, devem ser luminosos e ter bateria em ótimo estado para que possam permanecer ligados por pelo menos 90 minutos durante cortes de energia.
  • O falta de manutenção dos sistemas de sprinklers de água, que também devem ser projetados e ajustados para que, em caso de incêndio, cubram totalmente a área pretendida.
  • Usando cabos de extensão, também chamados de extensões de cabo de alimentação, conectados a tomadas por longos períodos de tempo. Esses cabos foram projetados para uso temporário e não devem ser deixados conectados após o uso, pois tendem a superaquecer e podem causar incêndios.
  • Armazenar substâncias inflamáveis ​​em locais inadequados.
  • A falta de colaboração nas visitas de fiscalização agendadas pelos bombeiros de cada cidade. Muitas vezes os bombeiros não são recebidos, por falta de tempo dos moradores da casa, local ou escritório, ou as suas notificações são ignoradas.
É necessário um protocolo de manutenção anual adequado para sprinklers e extintores.
Sprinklers e outros sistemas de incêndio são fundamentais para evitar grandes tragédias. Tome as medidas necessárias para proteger sua casa ou empresa.

Algumas dicas importantes

Em caso de incêndio tente ficar calmo e execute as seguintes ações:

  • Analise a situação, seja cauteloso e determine quais são as rotas de fuga mais próximas e seguras.
  • Não tente levar itens pessoais ou de valor que possam ocupar seu tempo e diminuir sua agilidade para escapar.
  • Não use os elevadores. Use escadas e rotas de fuga projetadas para emergências.
  • Certifique-se de tentar ajudar sua família ou colegas de trabalho se estiver ao seu alcance, mas nunca execute manobras extremas que só um bombeiro poderia fazer.
  • Não combata o fogo se não estiver treinado. Colabore a partir de suas capacidades físicas. Peça ajuda pelo celular ou grite se não houver comunicação.

Você pode encontrar mais informações no site oficial do USFA (Administração de Bombeiros dos EUA). Você também pode estar interessado neste texto Aplicativos para Emergências e Desastres Naturais: Mantenha-se informado!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *