Guia para lidar com uma morte em casa
Por Heidy R.
Postado em 10 de setembro de 2024
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
A morte inesperada de um familiar em casa pode gerar angústia e desespero por não saber o que deve fazer. Aqui informamos quais passos seguir para que o processo seja rápido e menos traumático.
O mais importante é tentar manter a calma. Se você estiver sozinho, ligue para o 911. e depois ligue para um familiar, conhecido ou vizinho que possa ir até onde você está e lhe dar apoio emocional e logístico. As próximas ações que você deverá tomar dependerão das condições em que os eventos ocorreram. Abaixo, explicamos cada caso:
Se a morte for por doença
Neste caso, o procedimento é simples, pois existe histórico da doença ou problema de saúde que a pessoa que faleceu tinha, para o qual não será necessário ligar para emergências, bastará que os enfermeiros e médicos que atendem o paciente para elaborar um relatório explicando detalhes como estado de saúde anterior e causa da morte.
Isto fará parte da respectiva certidão de óbito e não estará sujeito a verificação, a menos que um dos familiares imediatos se oponha ao conteúdo do relatório e solicite uma avaliação do médico legista ou uma autópsia para determinar a causa da morte.
Como última etapa, você deverá gerenciar a certidão de óbito da pessoa falecida, para a qual o convidamos a ler nosso artigo Como processar uma certidão de óbito nos EUA clicando no link.
Se a morte for por suicídio ou homicídio
Nestes casos você deve ligar imediatamente 911e, infelizmente, por se tratar de uma situação difícil, forneça o endereço da casa onde ocorreu o fato e forneça detalhes do evento com a maior precisão possível (se você o presenciou) ou forneça informações sobre a cena do crime ou local do suicídio.
Um grupo de policiais, uma ambulância e um médico legista serão enviados imediatamente ao local. O próximo passo é retirar o corpo e elaborar o respectivo relatório. Abaixo damos alguns detalhes sobre o procedimento:
- No caso de homicídio, o pessoal do laboratório da Divisão de Criminalística do Corpo de Investigações local (o nome varia dependendo do estado em que se encontra) é o responsável pela coleta das provas, por isso o corpo ficará sob a tutela. vigilância e custódia das autoridades policiais até que determinem a sua pertinência.
- O local também será fechado para proteção do locala área será isolada com algum tipo de barreira física ou fita amarela. Só poderá voltar a entrar no domicílio quando o processo de investigação estiver concluído e a proibição de acesso ao local for levantada.
- As autoridades também realizarão entrevistas com os presentes na casa.aos vizinhos e solicitará a entrega do vídeo de vigilância, se houver.
- A documentação encontrada no local do evento, como documentos, notas, fotografias, vídeos, também serão salvaguardados e ficarão nas mãos do laboratório até que se decida que não são importantes para o caso.
- Os funcionários lhe darão instruções sobre o processo para que as provas de homicídio ou suicídio não sejam alteradas e possam ser tiradas conclusões reais. Uma vez autorizado, você poderá realizar o velório ou funeral do falecido.
Se a morte for por acidente
Como já lhe dissemos, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato imediatamente com o 911 e notificar o fato, informar a localização exata do domicílio, e indicar que alguém morreu e se presume um acidente doméstico.
Assim como no caso do homicídio, serão encaminhados ao endereço policiais e socorristas, que ficarão encarregados de apurar as condições da morte da pessoa e, portanto, farão perguntas, colherão depoimentos das pessoas que presenciaram a situação. eles tirarão fotos e prepararão um relatório.
Ao mesmo tempo, solicitarão a presença de um médico legista que examinará o corpo e determinará, com sua experiência, a causa da morte. foi um acidente. Posteriormente, familiares ou amigos próximos poderão proceder à realização dos serviços fúnebres.
Passos em frente à funerária
Muitas vezes, os familiares, por falta de recursos ou por costumes religiosos, não contratam serviços funerários, mas sim levam o falecido a um hospital e solicitam a cremação, ou dirigem-se diretamente ao crematório. Isso também dependerá dos regulamentos de cada estado.
Para os familiares que vão utilizar a agência funerária, só depois de concluída a tramitação e remoção do corpo poderão transferi-lo para a agência funerária para a realização dos respetivos serviços, onde deverão registar o original certidão de óbito e identificação dos familiares solicitantes do serviço.
Quem deve ser notificado imediatamente da morte da pessoa?
Para efeitos legais, deverá enviar a certidão de óbito e fazer a devida notificação às seguintes organizações ou pessoas:
- Se o falecido estava trabalhando ativamente, é muito importante que você avise. ao seu empregador.
- Para companhias de seguros do falecido.
- Para o IRS (Internal Revenue Service por sua sigla em inglês).
- Para agências bancárias onde o falecido tinha algum tipo de conta, poupança, fideicomisso, empréstimo, hipoteca ou cartão de crédito.
- Qualquer departamento governamental que tenha fornecido qualquer benefício financeiro, nutricional ou de saúde ao falecido.
Você deve informar a Segurança Social sobre a morte?
Geralmente não é necessário, pois A agência funerária informará diretamente a Segurança Social. Os sobreviventes poderão receber benefícios se atenderem a uma série de requisitos, clique este link e determine se você é elegível para algum benefício.
Um fato interessante
Se um familiar falecer no exterior, entre em contato com a embaixada dos EUA do país onde a pessoa faleceu e eles o auxiliarão com a documentação mais importante. Eles também o ajudarão a localizar o parente mais próximo do falecido para que você possa notificá-lo sobre o evento.
Convidamos você a ler nosso artigo “Ajuda governamental após morte de familiar”.
Deja una respuesta