Extorsão e chantagem por parte de um agente da polícia Que alterações viola?
As ações policiais têm sempre que manter uma estreita responsabilidade com a sociedade para tentar manter o controle e fazer cumprir as normas que permitem o controle das ações e a estabilidade social.
Os policiais são agentes de controle, mas não deixam de ser seres humanos e apesar de terem um preparo para realizar seu trabalho, esses indivíduos podem cometer erros e se deixar corromper pelo ambiente.
Não é segredo para ninguém que existem policiais, agentes federais e instituições que estabelecem a ordem que em algum momento desrespeitaram as normas que eles próprios buscam proteger, porém, regimentos internos permitem planos de contingência para esses casos, onde atuar em situações de corrupção policial.
O que é considerado desacato policial?
A polícia deve seguir os regulamentos, mas nem sempre são seguidos por todos os policiais. O desacato à prisão ou denúncia policial pode desencadear uma série de eventos que levam um policial a agredir a pessoa que desobedece à autoridade. Nesse caso, o culpado do crime não é a polícia, mas o cidadão que está descumprindo as medidas que um policial julga pertinentes em determinado momento.
O que acontece se um policial tentar extorquir dinheiro?
Extorsão é crime, não importa de onde venha. Muitas pessoas tentam extorquir alguns policiais para que continuem cometendo seus crimes, porém, os policiais devem rejeitar qualquer tipo de extorsão ou chantagem. Se um policial se deixa persuadir pelo réu, isso pode levar à demissão, na melhor das hipóteses, e à prisão por conspiração e cumplicidade, na pior.
Agora, e se for o contrário? Se um policial decidir extorquir, chantagear ou manipular as informações de uma testemunha, réu ou pessoa sob custódia policial, isso pode envolver um longo processo de corrupção policial. O extorquido deve ligar para um advogado e informar exatamente o tipo de chantagem ou extorsão que o policial propôs. Isso pode deslegitimar o caso e/ou iniciar uma ação judicial contra você e até mesmo o departamento de onde você veio, dependendo da gravidade do assunto.
Em que uma pessoa que está sendo submetida a chantagem policial deve confiar?
Como já foi apontado, a chantagem policial pode significar uma violação de algumas emendas constitucionais. Nesse sentido, a quarta emenda da constituição estipula que os americanos têm o direito de não serem submetidos a eventos arbitrários e injustificados. A chantagem ou propina de um policial para um cidadão civil pode representar uma espécie de submissão contra o uso da figura de autoridade.
Por outro lado, considera-se violação da décima quarta emenda constitucional quando a força policial não oferece proteção aos cidadãos de acordo com o estabelecido por lei.
Nesse sentido, a chantagem de um policial a um cidadão pode representar a violação de duas emendas constitucionais.
Deja una respuesta