Existem consequências para o casamento fraudulento?
Casamentos de conveniência são frequentemente utilizados por cidadãos e migrantes norte-americanos para legalizar a irregularidade de sua situação, tudo isso para adquirir nacionalidade ou residência dentro dos Estados Unidos, porém, durante o processo, inúmeros eventos relacionados a um casamento fraudulento.
O que são casamentos de conveniência?
Trata-se de desenvolver um ritual de união, ou seja, um casamento, para fins de golpe ou fraude. Todas as ações relacionadas a ela são simuladas, a fim de obter diferentes benefícios legais, jurídicos, econômicos e sociais para a legalização dos imigrantes. Da mesma forma, há pessoas que recebem cidadãos americanos com doenças terminais para herdar ou encontrar uma pensão pública.
Razões para celebrar estes tipos de casamentos
Normalmente e o mais frequente, é adquirir residência nos Estados Unidos, pois para muitos é uma forma fácil e segura de obter o Green Card.
Por que é considerado um método seguro e fácil? Pois bem, as leis dos Estados Unidos oferecem o benefício da cidadania para quem não a possui e também porque, uma vez casados, podem solicitar seus documentos legais por serem cônjuges de cidadãos americanos. Deve-se notar que este processo também é válido para casais homossexuais.
Por outro lado, considera-se muito mais fácil obter a cidadania quando a pessoa busca se casar com alguém que a possua, e não com quem apenas tenha residência permanente.
Como o governo verifica a veracidade do casamento?
É obrigatório que o casal realize uma entrevista, pois faz parte do processo de concessão do Green Card. Onde o requisito principal é que o casal tenha pelo menos dois anos de convivência como casados. Essa situação é uma das mais temidas, pelo fato de que ali realmente será definida a aceitação legal ou não pelo governo.
Também para que o governo possa verificar se está de boa fé, apresentando uma certidão legal de casamento como parte do pedido de green card. Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos. O USCIS conhece a simplicidade de se casar como um processo legal e é por isso que eles procuram evidências de como o casal está planejando uma vida juntos quando determinam os pedidos de Green Card de casamento.
Existe alguma penalidade para casamentos falsificados?
Se o governo dos Estados Unidos descobrir que um casal se casou por conveniência para obter residência ou cidadania no país, deverá pagar uma pena de prisão de cinco anos e também uma multa de aproximadamente US$ 250.000.
Pelas leis, ambas as pessoas devem ser condenadas, mas o imigrante é quem sofrerá a maior penalidade, pois pode ser deportado quando o governo detectar fraude no casamento.
E se o cidadão for enganado?
Embora seja quase sempre acordado e ciente de tal situação, onde um estrangeiro pede para se casar em troca de documentos legais dos Estados Unidos, pode haver uma circunstância em que o residente ou cidadão tenha sido enganado e não tenha conhecimento do que o que está acontecendo. Nestes casos você pode:
- Cancele o que está sendo sofrido
- O divórcio pode ser facilmente contraído.
- Exija seus direitos perante uma reclamação em migração e as autoridades competentes.
Além disso, é importante levar em consideração que, mesmo que o casamento esteja vigente, ele não dá origem à situação legal de imigração, pois isso depende de muitos fatores e entre eles; uma das que mais pesa é a forma como entrou no país.
Se você precisa de assessoria jurídica, assistência ou representação de um advogado especializado em assuntos conjugais, no Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera melhor para lidar com o seu caso.
Deja una respuesta