Evite o superfaturamento seguindo estas dicas
Embora a maioria dos escritórios de advocacia cobre de seus clientes preços justos e razoáveis pelos serviços prestados, existem práticas de cobrança exageradas e antiéticas. Alguns advogados podem encher suas contas desnecessariamente com tarefas que levaram menos tempo do que a estimativa real ou com trabalhos que nunca foram concluídos. Se esse problema não for detectado, um advogado pode cobrar dezenas de milhares de dólares em honorários excessivos anualmente.
Horas faturáveis
Grandes escritórios estão cheios de conhecidos “açambarcadores” de horas faturáveis, pois são pressionados pelos superiores a faturar mais. Para resolver esse problema, a maioria dos advogados acompanha as horas faturáveis usando um software que permite registrar os horários de início e término de uma tarefa específica para um determinado cliente.
Esses registros podem ser usados posteriormente em tribunal se um cliente acreditar que foi superfaturado por seu advogado. E se não houver prova suficiente de horas faturáveis, ou se a conta for evidentemente preenchida, um juiz pode cortar as horas excedentes.
Mas você deve saber que o excesso de horas faturáveis nem sempre é causado por fraude. Alguns advogados podem ser um tanto desonestos em manter registros de tempo precisos e alguns até subestimam a quantidade de tempo e trabalho gastos em um determinado cliente ou caso.
Da mesma forma, um advogado pode usar cadernos, notas, entradas de calendário, e-mails e sua memória para chegar a uma recriação de apenas horas faturáveis. E é aconselhável que você mantenha um registro de suas interações com seu advogado, mas um acordo de taxa fixa sempre pode evitar essa situação em primeiro lugar.
cobrança por hora
Os advogados também podem cobrar a mais cobrando por “horas” em incrementos absurdamente altos. Isso significa que, se você ligar para o seu advogado e a ligação durar 10 minutos, você será cobrado como se a ligação durasse 30 minutos, ou mesmo a hora inteira, portanto, fique atento se o seu advogado lhe disser que cobra dessa forma.
Como se proteger de ser cobrado um valor diferente
Registre por escrito tudo o que você concorda em pagar antecipadamente, como taxas por hora para todos os advogados e não advogados que trabalharão em seu caso, juntamente com todos os detalhes de custo, como taxas por hora para um investigador particular, taxas judiciais, taxas por hora do tribunal , Taxas de apresentação de extratos, Taxa antecipada, Taxas por página para cópias transcritas, etc.
É melhor chegar a um acordo sobre um orçamento e pedir ao advogado que se atenha a um determinado valor. Desta forma, o advogado irá notificá-lo de tudo o que estiver fora do referido orçamento, e solicitará sua permissão para prosseguir.
Pode lhe interessar: Dicas para contratar um advogado
Deja una respuesta