E se meu treinador me machucar? É negligência esportiva?

O mundo do esporte profissional pode ser bastante complicado, já que o treino e a dedicação exigidos são muito exigentes.

Ora, os Estados Unidos são um dos países que anualmente trazem mais e melhores atletas para o mercado desportivo, mas é também o local que mais recebe processos judiciais por negligência por parte do treinador, não só em matéria física, mas também em danos psicológicos devido à violência física e verbal. No entanto, essas atitudes dentro dos clubes esportivos são tão comuns que a sociedade naturalizou como, quando e onde treinam, prejudicando o bem-estar e a tranquilidade do atleta. Então, essas atitudes podem ser processadas?

Quando é negligência por parte do treinador?

Assim como o atleta, o treinador deve possuir certas aptidões e habilidades técnicas para orientar o atleta em seu treinamento. Não é só uma pessoa que conhece anatomia e exercícios, ela mesma deve ter estudos, ter experiência e saber a melhor forma de se defender no mundo dos esportes. Nem todos podem ser treinadores.

Por outro lado, o treinador deve ser capaz de reconhecer os riscos que o esporte que pratica representa, o que significa que ele deve necessariamente identificar os perigos que o atleta pode correr.

Toda pessoa que pratica um esporte está sob a responsabilidade de seu treinador e da equipe de trabalho, de modo que, caso ocorra algum inconveniente, eles serão os primeiros responsáveis.

Você pode processar quando:

  • Há responsabilidade civil por negligência: neste contexto, são aquelas lesões que são produto de descuido ou exigência física.
  • Queixas intencionais: São ações realizadas com plena intenção, como preparação física em larga escala, abuso sexual, abuso psicológico, entre outros.
  • Atos de responsabilidade objetiva: quando há uma lesão, por exemplo, e a responsabilidade recai sobre o técnico, mas ele mesmo não o fez com a intenção de prejudicar o atleta.

Por que está relacionado à negligência esportiva?

Geralmente, quando o treinador é processado por lesão corporal por cometer algum tipo de erro premeditado, isso é considerado responsabilidade civil.

O que é responsabilidade civil?

É a obrigação que uma pessoa tem de reparar danos, lesões, prejuízos, entre outros, seja por ação ou omissão ou por alguma atitude culposa.

Para reparar o dano, deve ser efetuada uma indemnização, a qual é exigida pelo tribunal ou pelas autoridades competentes.

Quais são os graus de culpa?

  • alta culpa: é uma total imprudência, ou seja, quando o responsável não previu o que poderia acontecer. Geralmente, estes tipos de ações são acusados ​​de responsabilidade civil, mas também a nível criminal.
  • leve falha: quando o responsável não previu o que alguém cuidadoso teria feito.
  • leve falha: quando uma pessoa incorre em outra e a danifica por mais cuidadosa e cautelosa que tenha sido.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *