É possível apresentar uma reclamação ao Departamento de Serviços Sociais?
Sem dúvida, pode ser complexo para uma pessoa lutar contra o Departamento de Serviços Sociais (DSS). No caso de alguém acreditar que seu filho foi levado sem motivo, existe a possibilidade de que eles possam entrar com uma ação em um tribunal federal. Se o DSS cometeu um erro ao assumir a custódia da criança ou se você foi ferido intencionalmente, há uma chance de que você possa processar no tribunal estadual.
Agências Estaduais de Serviço Social
Muitos serviços sociais são fornecidos pelo governo dos Estados Unidos e, embora a agência possa ter vários nomes, dependendo de onde está localizada, por exemplo, Departamento de Serviços Sociais ou Departamento de Serviços Humanos, estes são encarregados de fornecer diferentes serviços sociais, entre eles estão :
- Programas assistenciais que incluem moradia, energia, renda, entre outros.
- Serviços para a família e filhos, que representam assistência à infância, acolhimento, pagamento de auxílios, entre outros.
- Serviços para pessoas com deficiência ou problemas relacionados à saúde mental.
- Serviços para adultos vulneráveis.
Visitas dos Serviços de Proteção à Criança
Para uma pessoa, receber a visita de um funcionário do Serviço de Proteção à Criança (CPS) pode ser muito estressante, isso porque esses funcionários têm muita autoridade; na verdade, se considerarem que seu filho está em perigo, podem retirá-lo temporariamente sem precisar de ordem judicial.
O procedimento legal subsequente pode parecer mais injusto. Embora possa ser difícil de acreditar, os réus no tribunal criminal têm mais direitos do que um pai no tribunal de família. As pessoas não têm uma audiência com júri no tribunal de família, independentemente de o estado considerar levar seus filhos permanentemente. Por outro lado, não será constituído advogado ao arguido, como acontece no processo penal.
Ações contra o CPS na Justiça Federal
No caso de a CPS privar alguém de seus direitos civis, existe a possibilidade de que ela processe o funcionário da agência social em um tribunal federal. Isso é conhecido como seção 1983 ou reivindicação de direitos civis. Normalmente, para uma pessoa fazer uma reclamação dessa natureza, ela precisa provar duas coisas:
- Um ator ou pessoa estatal agindo em nome do governo privando-o de seus direitos federais, como seus direitos constitucionais.
- Agir sob a “cor da lei”, o que significa abuso de poder disfarçado de autoridade estatal. Essa situação ocorre quando o assistente social toma decisões em nome do Estado.
Processos do CPS no Tribunal Estadual
O estado envia assistentes sociais ao local de residência e o seu trabalho é fazer investigações que tenham a ver com crianças, no entanto, muitas vezes agem arbitrariamente privando um pai de estar com o filho, por isso se isso acontecer, uma pessoa também pode fazer uma reclamação conforme estabelecido pela lei estadual, levando em consideração os seguintes pontos:
Imunidade soberana
A imunidade soberana essencialmente diz que você não pode processar o estado a menos que você diga isso. Caso o estado confirme a reclamação, ela só poderá ser feita em seus próprios termos.
cometer erros
Em alguns contextos, foi definido que a ação pode ser movida se um funcionário tiver prejudicado alguém injustamente, o que é uma ação ilegal. Isso tem muito a ver com o pensamento por trás do ato da pessoa que está cometendo o delito para que possa ser determinado como ilícito, devido à intenção com que o ato foi cometido.
negligência grosseira
Dentro dos processos realizados pelos servidores do Serviço Social, existe uma abrangência que separa a negligência da dolo, tornando-a algo grave. Para defini-la, deve-se levar em consideração o comportamento do indivíduo diante da situação, ou seja, se a decisão que ele tomou foi sem tomar o menor cuidado para proteger alguém de um risco ou se foi por outro motivo injustificado.
Quando uma pessoa tem um filho e sente que seus direitos como pai foram violados por causa de uma visita do Departamento de Assistência Social, ela tem todo o direito de entrar com uma ação na justiça federal e estadual, mas deve levar em consideração que o O processo pode se tornar complicado porque os casos apresentados no tribunal de família costumam ser mais difíceis do que os apresentados no tribunal criminal.
Pode lhe interessar: Qual é a violação dos direitos civis nos Estados Unidos?
Deja una respuesta