Direitos de propriedade intelectual nos Estados Unidos

Hoje, com o avanço da tecnologia, a ideia de copiar e distribuir mercadorias piratas e falsificadas cresce e se torna fácil, criando uma ameaça maior para todos os negócios nos Estados Unidos. Por isso, é necessário entender o que são e como os direitos de propriedade intelectual podem ser exercidos, pois isso é igualmente essencial tanto para pequenas empresas quanto para grandes multinacionais.

A propriedade intelectual é extremamente valiosa de acordo com o setor em que a empresa se desenvolve, mas a política e a economia dependem muito da segurança que se pode dar às atividades exercidas no desenvolvimento da mesma, sobretudo, quando quem cria e executa a ideia entra no mercado comercial onde há forte concorrência.

O que são direitos de propriedade intelectual?

Existem vários tipos e estes são diferentes entre si, mas todos devem visar o mesmo objetivo, que é proteger e garantir a própria criatividade e invenção. Aqui mencionamos o que são:

  • Direitos autorais: No que se refere à propriedade intelectual, trata-se de obras que as pessoas fizeram, sejam elas: literárias, musicais, cinematográficas, arquitetônicas, entre outras. Este reino enfrenta muita pirataria, gravação e digitalização por outras pessoas, já que são entidades de fácil reprodução.
  • Marcas: Normalmente, quando uma empresa é criada, junto com ela é feita a construção e o registro da marca para estabelecer o patrimônio.
  • Patentes: Trata-se daquelas invenções que são utilizadas no cotidiano, podem ser serviços, produtos industriais, automóveis, entre outros. Este se baseia na produção econômica em troca da divulgação da ideia a ser apresentada.
  • Segredos comerciais: Quase sempre é usado por pessoas que têm grande fama no mundo. Trata-se da não divulgação de aspectos pessoais ou ideias que possam gerar uma alta produção de dinheiro.

Como esses direitos podem ser reivindicados?

Deve-se levar em conta que a propriedade intelectual é uma atribuição privada, portanto somente o proprietário é quem pode ser responsável por ela. Por outro lado, as instituições governamentais ajudam a monitorar e regular as ações relacionadas ao roubo de identidade ou algum tipo de dissuasão e pirataria que possam surgir. Então o que deve ser feito?

  • Mantenha estes direitos em vigor. Isso para evitar qualquer tipo de polêmica que prejudique o nome da empresa.
  • Resolva rapidamente disputas relacionadas a nomes. É muito importante fazer valer a sua criatividade. Nos Estados Unidos, há muitos casos em que nomes são roubados e não informados.
  • Ter toda a documentação dos direitos em vigor. Cada empresa deve ser registrada nos órgãos competentes. Caso ocorra algum tipo de inconveniente, poderá atestar e validar sua criação perante as autoridades.

Pode lhe interessar: Impressão 3D e direito de propriedade intelectual.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *