Devo mudar meu nome após o casamento?
Historicamente, esperava-se que uma mulher adotasse o sobrenome do marido após o casamento. No entanto, os tempos mudaram e hoje em dia os casais do mesmo sexo e do sexo oposto têm muitas opções, incluindo: mulheres/homens podem adotar o sobrenome do cônjuge, mulheres/homens podem manter seu próprio sobrenome. Além disso, os cônjuges podem juntar seu próprio sobrenome com o do cônjuge, os cônjuges podem criar um novo sobrenome que ambos usam e alguns cônjuges mantêm seus próprios sobrenomes, mas hifenizam os sobrenomes de seus filhos.
Alterar o nome por uso comum
Cabe inteiramente aos cônjuges adotar o sobrenome do cônjuge após o casamento. Mas se você decidir alterar seu sobrenome, poderá fazê-lo com relativa facilidade por meio do uso comum. Tradicionalmente, isso estava disponível para a esposa que queria adotar o sobrenome do marido. Se você é casado com uma pessoa do mesmo sexo, a mudança de nome de uso comum deve estar disponível para você, mas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo é novo em alguns estados, você pode ter que obter uma mudança de nome por ordem judicial.
Para alterar legalmente seu nome usando o método comumente usado, você deve seguir estas etapas:
- Obtenha uma cópia de sua certidão de casamento que reflita seu novo nome.
- Atualize sua carteira de motorista fornecendo uma cópia de sua certidão de casamento.
- Obtenha um novo cartão de seguro social que reflita seu novo sobrenome, fornecendo sua certidão de casamento.
- Atualize os registros bancários, de seguro, de passaporte ou do empregador usando o mesmo método.
Esse processo é relativamente fácil de concluir se sua certidão de casamento refletir seu novo nome. Se você tem filhos ou planeja ter filhos com seu novo cônjuge, pode querer mudar seu nome para que todos compartilhem um único sobrenome. No entanto, se você quiser usar um novo sobrenome diferente do de seu cônjuge, terá que passar por uma mudança de nome oficial ordenada pelo tribunal. Os estados querem impedir que as pessoas mudem seus nomes para cometer fraudes ou ocultar uma identidade, então há um processo a seguir para mudar seu nome.
Alteração de nome por ordem judicial
Embora mais complicado do que uma mudança de nome comumente usada, uma mudança de nome ordenada pelo tribunal ainda é relativamente simples de ser concluída. Muitos tribunais estaduais fornecem formulários on-line para ajudá-lo a fazer isso por conta própria. Você pode começar verificando o site do tribunal de seu condado para obter informações e instruções.
As pessoas podem ligar para o funcionário do tribunal local com perguntas básicas sobre a localização de formulários. Se você não se sentir confortável fazendo isso por conta própria, um advogado pode ajudar por uma pequena taxa. Na maioria dos casos, você precisará enviar um pedido de mudança de nome e uma ordem proposta para que o juiz revise e assine.
O juiz pode realizar uma audiência no seu caso para certificar-se de que seu pedido de mudança de nome não é uma tentativa de fraude. Uma vez que a pessoa tenha recebido uma ordem de concessão de sua petição, ela passará pelo processo comumente usado para alterar seu nome em coisas como carteira de motorista e cartão de segurança social. Em vez de fornecer uma cópia de sua certidão de casamento, você precisará fornecer uma cópia autenticada da ordem judicial para mudança de nome. Cópias autenticadas de uma ordem judicial estão disponíveis mediante solicitação e por uma pequena taxa no tribunal local.
Você pode estar interessado: Como fazer um pedido de mudança de nome em adultos.
Deja una respuesta