Deputado migrante: requisitos, procedimentos | Procedimentos-EUA
Ser estar deputado migrante nos Estados Unidos Se você é do exterior, os requisitos são ligeiramente diferentes dos que existem se você nasceu lá. No entanto, é possível se tornar um se você cumprir os requisitos e processos administrativos necessários.
A seguir, falaremos sobre eles, bem como os elementos que você deve cumprir para votar nos Estados Unidos.
Como ser deputado migrante nos Estados Unidos
Se você é do brazil, emigrar para os Estados Unidos desde 2021, significa a possibilidade de concorrer como deputado migrante. Dessa forma, cumprindo os requisitos que lhe são estabelecidos, que são fundamentalmente dois, como você verá a seguir, você poderá se apresentar como deputado na esfera federal.
Além disso, são estabelecidos requisitos de idade, uma vez que o deputado migrante deve ter 18 anos no dia da eleição e estar originalmente da cidade do brazil, em pleno exercício dos seus direitos.
1. Acredite um link
Antes de mais nada, para ser um deputado migrante, você terá que provar que existe um vínculo com o ente federativo para o qual você vai se inscrever. Existem várias opções para tal credenciamento. O primeiro é mostrar que seu pai ou sua mãe residem nessa entidade. No entanto, essa possibilidade só está aberta se você for um migrante de segunda geração. A outra opção que você tem é mostrar um certidão de nascimento se você é originalmente dessa entidade.
2. Acreditar fazer parte da comunidade migrante
O consulado mexicano pode emitir um Credencial eleitoral do INE isso mostra que você faz parte da comunidade migrante. Outra possibilidade é que você prove que faz parte dela por meio de seu registro na lista de eleitores no exterior, que é nominal.
Finalmente, pode servir como um credenciamento de que você faz parte de um clube nos Estados Unidos ou é associado. Além disso, esta opção tem mais uma vantagem, que é o fato de poder demonstrar que está apoiando o desenvolvimento da comunidade mexicana no exterior.
Procedimentos administrativos necessários
Para se tornar um deputado migrante dentro dos Estados Unidos, existem alguns documentos fundamentais que você tem que apresentar. O ICEM (Instituto de Certificación Empresarial de brazil) publicou todas as orientações necessárias, embora aqui possamos resumir todo o processo.
Primeiro, você deve obter a certidão de nascimento original e uma cópia simples ou autenticada. O próximo passo é que prove sua residência no exterior, no qual se verificará que é de pelo menos dois anos efetivos antes da data da jornada eleitoral. Isso deve ser feito por meio de um comprovante de residencia. Em relação à sua residência, outro elemento básico do processo administrativo é que você faça uma declaração patrimonial ou uma declaração fiscal desse local.
Por outro lado, deverá obter a credencial de voto (INE) que, como já indicamos, poderá obter no Consulado do brazil no exterior. Além disso, a credencial deve ter fotografia e estar atualizada. Além da fotografia da credencial, você deve trazer outras duas que sejam recentes em tamanho pequeno.
Da mesma forma, deve haver Prova de registro na plataforma eleitoral e um manifestação do partido político, que pode não ser verbal em nenhum caso. Nele, deverá constar que a candidatura para a qual solicita o registo foi seleccionada de acordo com o regulamento estatutário da mesma. Além disso, a manifestação será realizada sob o protesto de dizer a verdade.
Requisitos para votar nos Estados Unidos
Se você mora no exterior e deseja votar nos Estados Unidos, precisa atender a alguns requisitos. Estão expressos na Lei Geral, no artigo 330. O preceito estabelece que é obrigatório solicite sua inscrição nos cadernos eleitorais, além do registro na lista nominal de residentes no exterior. Por sua vez, o mesmo artigo indica que terá de indicar qual é o endereço no estrangeiro a que vão chegar os boletins eleitorais, também sob protesto de dizer a verdade.
Se aplicável, você também pode indicar os meios eletrônicos aos quais essas cédulas chegarão, que deve ser determinado pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE). A lista de requisitos não é precificada, ficando aberta ao estabelecimento de mais condições que sejam indicadas nos regulamentos legais ou aprovadas pelos órgãos competentes.
Quem pode votar nos Estados Unidos?
No que diz respeito às eleições nos Estados Unidos, também existem alguns requisitos para poder votar. O primeiro é aquele você é um cidadão americano. Além disso, em relação à idade, a condição é semelhante à do deputado migrante, pois é necessário ter completou 18 anos no dia da eleição. Na maioria dos estados, no entanto, esse registro pode ser feito durante o ano em que você o conclui, desde que você seja maior de idade no dia da comemoração.
Por outro lado, cada estado colocará suas próprias condições e requisitos para votar. Se ainda não tem residência, também são estabelecidas condições específicas, embora possa votar e inscrever-se em todos os estados. A inscrição É imprescindível votar nos Estados Unidos, exceto em Dakota do Norte, que é uma exceção em relação aos demais estados, pois para votar lá não é necessário estar previamente cadastrado.
Um aspecto importante a ter em mente é que, se você não for cidadão americano e se registrar para votar, está cometendo um crime. Por outro lado, em relação aos requisitos estabelecidos acima, pode haverr certas exceções ou condições específicas para pessoas com deficiência mental ou para quem cometeu crimes graves. Para cada crime ou tipo de deficiência haverá requisitos especiais que devem ser consultados.
É final, se você quiser ser deputado migrante nos Estados UnidosA primeira coisa com que você deve se preocupar é cumprir todos os procedimentos administrativos que lhe indicamos, bem como cumprir os requisitos. Desta forma, você pode atuar com objetivos políticos como qualquer cidadão deste país e realizar seu sonho.
Deja una respuesta