Cyberbullying: aspectos básicos para reconhecê-lo

A era tecnológica fez com que o mundo dependesse dela, pois é considerada como um avanço da humanidade em muitos aspectos, tanto econômicos, políticos, comunicacionais, sociais, entre outros, uma vez que se tornou útil para o desenvolvimento de indivíduos e organizações em sociedade. Hoje, todo mundo tem redes sociais, um grande número de pessoas trabalha em casa com o apoio da internet e de diferentes plataformas, mas você já pensou nas desvantagens da internet e em toda a utilidade atribuída a ela? A quantidade de cyberbullying na era digital foi verificada? São muitos os indivíduos acometidos por assédio sexual, bullying e outros que estão presentes no dia a dia de cada um deles.

O que é cyberbullying?

Considera-se o uso indevido de redes sociais para insistir, expressar ou realizar atos impróprios ou irritantes a outra pessoa, afetando um grande número de pessoas nos Estados Unidos. Normalmente são ações que causam intimidação, medo, confusão e qualquer sentimento desfavorável que o evento específico possa gerar.

Como identificar facilmente o cyberbullying?

O cyberbullying é um crime que merece sanções. Deve-se levar em consideração que o bullying na internet é como se fosse pessoalmente, portanto, qualquer ação que gere uma sensação de desconforto ou medo de forma contínua é considerada cyberbullying. Quase sempre as vítimas desse tipo de assédio tendem a ter certas reações semelhantes, como:

  • Choro contínuo durante a leitura.
  • Falta de motivação para realizar determinadas atividades diárias.
  • Diminuição do uso das redes sociais.
  • Diminuição da socialização em geral.
  • Depressão.
  • Tristeza e nervosismo.
  • Ansiedade e irritabilidade em frente ao computador ou qualquer dispositivo digital.

Características do cyberbullying

  • falsa acusação
    Quase todos os agressores digitais pretendem prejudicar a imagem e a reputação da vítima ao manipular o ambiente da pessoa agredida.
  • Informações coletadas
    Os cyberbullies tendem a espionar o ambiente social da vítima, ou seja: seus amigos, familiares, colegas, entre outros. Sempre enfatizando que ele deve obter todas as informações pessoais da vítima.
  • e-mails de difamação
    É uma forma básica de manipulação digital.
  • invasão de privacidade
    Ele geralmente encontra as chaves das redes sociais ou e-mail para obter mais informações.
  • Constância
    O cyberbully sempre atacará até que a questão não seja tomada, já que a repetição é o tipo de cyberbullying.

Quais são os tipos?

  1. Cyberbullying sexual: Trata-se da divulgação de fotos íntimas, vídeos, áudios, entre outros, seja da vítima ou do agressor.
  2. Cyberbullying escolar ou cyberbullying: É um assédio que nasce em contextos escolares, onde quase 90% dos alunos já sofreram violência verbal, psicológica e emocional.

Quase sempre os agressores deste tipo tendem a brincar com a integridade, dignidade e psicologia das vítimas, fazendo com que se sintam desconfortáveis ​​em muitas situações, o que leva a pessoa agredida a sofrer de vários episódios psicológicos graves para resolver.

Você pode estar interessado: Consequências dos crimes cibernéticos.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *