Consequências de causar sofrimento emocional
Quando as ações de alguém causam trauma emocional ou psicológico a uma pessoa, a vítima tem o direito de recuperar os danos devidos ao estresse mental. Tal problema pode ser causado por conduta intencional, imprudente ou negligente. O limiar de lesão de casos de inflição negligente de sofrimento emocional (NIED) é maior do que a impudência de sofrimento emocional (IIED).
Elementos de Inflição Intencional de Angústia Emocional
Um caso de IIED ocorre quando uma pessoa, por meio de comportamento extremo intencional, causa sofrimento psicológico grave, trauma mental e/ou dano corporal a outra pessoa.
Por outro lado, é importante enfatizar que o dano físico não precisa ter ocorrido para estabelecer o IIED. Um autor tem todo o direito de recuperar danos emocionais, bem como por danos físicos sofridos. Os casos de IIED são frequentemente muito complexos de estabelecer.
- Exemplo: Um empregador assedia sexualmente um trabalhador de forma contínua, onde o empregador diz ao funcionário o que ele quer fazer com ela em particular e que ele contará a todos no escritório. Devido a essas ações, o trabalhador sofre uma grande angústia emocional, por exemplo, medo de ser agredido sexualmente, perder o emprego, emagrecer, entre outros. Nesse caso, a vítima pode obter indenização por um caso IIED.
Elementos de imposição negligente de sofrimento emocional
Por outro lado, um caso de NIED ocorre quando o comportamento negligente de uma pessoa causa angústia mental. Normalmente nos casos de NIED é necessário que a vítima sofra algum dano físico, adicional ou mental; no entanto, existem algumas exceções.
- Exemplo: um médico verificou o status de HIV de um paciente, resultando em HIV negativo; no entanto, o médico negligentemente leva os resultados de outros pacientes e indica que ele é HIV positivo. O médico passa um período significativo de tempo percebendo esse erro; no entanto, a pessoa devido aos resultados sofreu de depressão severa, tentou suicídio e começou a tomar drogas tóxicas para o HIV, drogas tóxicas que o deixaram gravemente doente. Neste caso, o paciente pode recuperar os danos através de um caso NIED.
Vítima de IIED ou NIED
Como mencionado acima, esses tipos de casos geralmente não são fáceis de provar, por isso é importante que a vítima tome medidas o mais rápido possível. Nesses casos, recomenda-se que as pessoas tomem as seguintes ações:
- Procurar atenção médica.
- Documente sua reclamação.
- É importante que o demandante tome medidas imediatas, pois o tempo para entrar com uma ação é limitado. É importante que a pessoa entre em contato com um advogado de ferimento pessoal que possa aconselhá-lo.
Você pode estar interessado: Como saber se você é vítima de abuso emocional.
Deja una respuesta