Conheça os limites de um comentário impróprio dentro do ambiente de trabalho
As pegadinhas no local de trabalho são comuns entre os funcionários, mas se os indivíduos começarem a usá-las para fazer comentários sexuais no local de trabalho, poderão se tornar culpados de comportamento de assédio sexual.
Muitas pessoas não entendem que o assédio sexual não é exercido apenas através do contato físico, mas também pode ser de natureza verbal, por isso é importante saber quando um comentário inapropriado passa dos limites e constitui assédio sexual.
Se o comentário for direcionado a você
Quando você se torna alvo de comentários sexuais, isso quase sempre constitui assédio sexual, por exemplo, um colega de trabalho pode fazer um comentário sobre seu corpo, e esses comentários podem ser inapropriados e de natureza sexual.
No entanto, se você ouvir duas pessoas conversando em particular no seu local de trabalho e a conversa for de natureza sexual, isso pode não constituir assédio, pois esses comentários não são direcionados a você diretamente.
Quando o comentário é indesejado
Um comentário pode ser considerado assédio sexual quando você deixa bem claro que não deseja ouvi-lo, informando a um colega de trabalho ou supervisor que você não se sente à vontade com esse tipo de comentário e espera-se que pare, mas, se , por qualquer motivo, essas pessoas ignoram seu óbvio desgosto e desconforto sobre isso, provavelmente são culpadas de se envolver em um comportamento que pode ser considerado assédio sexual sob os olhos da lei.
Se o comentário for direcionado a um grupo específico
Você deve estar ciente de que não apenas comentários direcionados a indivíduos podem ser considerados assédio, como comentários feitos a grupos específicos de pessoas também podem ser considerados assédio. Existem algumas comunidades protegidas no local de trabalho que contam com apoio particular e especializado da lei, pois são mais propensas a serem discriminadas ou assediadas.
Comentários direcionados a um grupo específico também podem ser considerados assédio sexual, por exemplo, se um funcionário afirmar em voz alta que nem todas as mulheres sabem fazer matemática ou se um supervisor lançar calúnias homofóbicas no ambiente de trabalho.
Busque a assistência jurídica necessária
Se dentro do seu ambiente de trabalho você é constantemente afetado por este tipo de comentários, é importante que você tome as providências e contate um advogado especialista na área, desta forma, poderá enfrentar as injustiças que enfrenta em seu trabalho e contará com o apoio de um profissional, que se encarregará de fazer valer os seus direitos e defender os seus interesses.
Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um advogado especializado em casos de assédio sexualno Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera mais adequado para atender seu caso.
Pode lhe interessar: Como registrar uma reclamação por assédio sexual no trabalho?
Deja una respuesta