Como um contrato pode ser rescindido em um litígio comercial
Os contratos são acordos juridicamente vinculativos. Cada parte envolvida é obrigada a honrar sua parte no acordo, mas se qualquer parte envolvida não cumprir suas obrigações, corre o risco de ser processada por algo chamado “quebra de contrato” e pode ser forçada a pagar uma indenização. Embora existam exceções em que a lei permitirá rescindir um contrato sem correr esse risco.
Uma parte relacionada não pode se desviar de suas obrigações contratuais simplesmente porque decidiu mudar de ideia sobre o que negociou ou porque acredita que seria inconveniente ter que honrar sua parte no trato. Você deve demonstrar legalmente as razões que você tem para quebrar o contrato.
A seguir, mencionaremos alguns dos conceitos básicos de execução de contratos e alguns motivos comuns para revogar um.
Fundamentos da conformidade contratual
Quando as partes fazem o que o contrato exige, isso é chamado de desempenho. Por exemplo, você faz um contrato para se apresentar em um show, aparecer e se apresentar; a outra parte paga a você e acabou. Desta forma, o contrato foi concluído.
No entanto, às vezes acontece algo que impossibilita o cumprimento das disposições do contrato. Isso é chamado de inadimplência.
quebra de contrato
Se a outra parte envolvida não cumprir integralmente o que está estipulado no contrato, você não precisa cumprir a sua parte no acordo, pois isso é conhecido como inadimplência e isso leva a diversas situações.
Você deve saber que uma violação ocorre se uma das partes:
- Ele se recusa a fazer sua parte.
- Ele faz algo que não deveria.
- Apresenta obstáculos ao cumprimento de sua parte no contrato.
Nem todas as quebras de contrato terminam em tribunal. Uma violação deve ser séria, ou "material", para que tenha algum significado.
Você pode processar alguém que comete uma violação material do seu contrato. Uma violação material afeta a essência do contrato. Por exemplo, você contrata um violinista para se apresentar em um concerto. Ele aparece, mas toca sanfona. Então você tem que devolver o preço dos ingressos para os participantes irritados. O violinista violou significativamente o contrato e você provavelmente obterá uma sentença contra o violinista pela quantia necessária para colocá-lo na mesma situação financeira como se o violinista não tivesse violado o contrato.
Uma violação imaterial do contrato é aquela que é insignificante ou não afeta o núcleo do acordo. Digamos que você contrate alguém para inspecionar seu sistema de aquecimento uma vez por mês. O contrato diz que ela deve ser inspecionada na primeira segunda-feira do mês. Mas o empreiteiro vem no primeiro dia do mês. Isso provavelmente não é uma não conformidade, a menos que, por algum motivo, as inspeções realmente tenham que ser feitas na primeira segunda-feira.
Formas de rescindir um contrato
Acordo prévio para rescindir um contrato
Os contratos também podem ser rescindidos por acordo prévio. O contrato pode dizer que pode ser rescindido se uma das partes notificar a outra por escrito. O contrato conterá uma cláusula sobre como ele pode ser rescindido e, desde que essas condições sejam atendidas, o contrato será rescindido. Certifique-se de ser específico, porque a interpretação de linguagem pouco clara pode levar a um processo judicial.
Você não pode ler todos os contratos. Para as mais importantes, como emprego, moradia ou mesmo tratamento médico, vale a pena que um advogado as analise antes de assiná-las. Um advogado pode alertar sobre alguns dos possíveis problemas contratuais.
Um contrato baseado em fraude, erro ou deturpação
Você pode quebrar um contrato se a outra parte fizer algo errado. Você também pode quebrá-lo se você e a outra parte cometerem o mesmo erro ao fazer o contrato.
Por exemplo, imagine que você assinou um contrato para comprar uma pintura de um pintor famoso que pertence a seu amigo. Porém, antes da venda, os dois descobrem que a pintura não é realmente daquele artista. O contrato foi claramente baseado em um erro factual e você não é mais obrigado a prosseguir com a venda. O termo legal para esse tipo de quebra de contrato costuma ser chamado de "rescisão".
Ser enganado pela outra parte para assinar um contrato é outro motivo pelo qual você pode rescindir o contrato. Fraude e deturpação são motivos semelhantes que permitem que você saia dessa.
Às vezes, uma pessoa pode fugir de um contrato porque a lei diz que ela não é maior de idade ou mentalmente sã para fazer um em primeiro lugar. Digamos que seu filho de 13 anos assine um contrato para comprar um carro usado. O contrato é anulável porque menores de idade (geralmente menores de 18 anos) não têm idade para fazê-lo.
Ou imagine que sua mãe é mais velha e perdeu a capacidade de entender o que está fazendo. Um contrato que ela fez para comprar uma propriedade de férias pode ser rescindido porque ela não era mentalmente capaz de entender seus termos.
Consulte um advogado
Se você sentir que as informações que constam no contrato não estão claras ou talvez a outra parte conteste seu direito de rescindi-lo com alguma justificativa legal, o melhor é consultar um profissional que irá orientá-lo para avaliar a situação e em desta forma, pode desenvolver uma estratégia e documentação para revogar o contrato, se permitido por lei, e pode até mesmo dizer qual é o recurso legal para quebra de contrato.
Deja una respuesta