Como proteger os direitos autorais de suas obras?

Profissionais criativos como artistas, escritores e cineastas ganham a vida com seu trabalho criativo, mas você está preocupado que seu trabalho criativo possa ser roubado por terceiros? Nesse caso, o registro de direitos autorais pode ser uma ferramenta legal inteligente para oferecer às obras alguma proteção à propriedade intelectual.

O que é proteção de direitos autorais?

Nos Estados Unidos, os criadores de obras originais gozam de proteção de direitos autorais por meio da Lei de Direitos Autorais de 1976. Especificamente, a lei concede aos criadores certos direitos exclusivos sobre as obras, incluindo o direito de reprodução, execução e distribuição das mesmas.

O que isso significa na prática? Se as pessoas detêm os direitos autorais de algumas pinturas, por exemplo, um terceiro mal-intencionado não poderá simplesmente fotocopiar essas pinturas ou vender pôsteres delas sem a permissão dos proprietários. Tal conduta constituirá violação de direitos autorais e sujeitará os infratores a danos.

Curiosamente, os direitos autorais podem afetar muitos tipos de trabalhos criativos, incluindo pinturas, fotografias, arquitetura, escultura, música, letras de música, escultura e código de software. Em alguns casos, pode até abranger artes cênicas, como dança e ioga.

Limites dos direitos autorais do seu trabalho criativo

A lei de direitos autorais tem muitas complexidades. Por exemplo, eles não podem ter direitos autorais de obras criativas que as pessoas criaram para contratar. Ou um segundo exemplo, se eles trabalham como designers gráficos em uma agência de publicidade, é improvável que consigam obter direitos autorais sobre os anúncios que projetam. A proteção dos direitos autorais corresponderá aos empregadores.

Vantagens de registrar seu trabalho criativo

As pessoas que acreditam possuir os direitos autorais para a criação de uma obra podem considerar registrá-la. Os direitos autorais são registrados e mantidos pelo Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos em Washington, DC. O registro tem uma série de vantagens.

Primeiro, a lei exige que você registre seu trabalho no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos para processar alguém por violação. Em outras palavras, você não pode entrar na justiça e entrar com uma ação para proteger um trabalho criativo não registrado, pois isso é considerado um erro comum que é cometido quando se quer proteger os direitos autorais.

Em segundo lugar, o registro de direitos autorais permite que as pessoas coloquem o símbolo bem conhecido em obras. Esse símbolo de direitos autorais assustará imediatamente muitos possíveis infratores, que verão que as pessoas levam os direitos de propriedade intelectual a sério.

Como registrar trabalhos criativos?

Os registros de direitos autorais não são muito complicados. O Copyright Office facilita bastante os registros, então a maioria dos criadores não precisa contratar um advogado para garantir os registros.

O processo começa de forma muito simples. As pessoas devem acessar o portal de registro do site do escritório de direitos autorais. Lá eles poderão selecionar o tipo específico de trabalho criativo que desejam registrar, com opções como obras literárias, artes visuais, fotografia ou performances. O processo de registro é ligeiramente diferente para cada um desses gêneros, mas os princípios básicos são os mesmos.

Cada um dos portais do site levará você ao Escritório Eletrônico de Direitos Autorais, conhecido como “ECO”. No ECO, você preencherá o pedido formal de direitos autorais. fornecer nome, endereço e informações sobre as obras, bem como uma cópia da obra, talvez em CD ou DVD. Os indivíduos devem observar que a obra não precisa ser publicada para obter proteção de direitos autorais.

Você pode estar interessado: O que são direitos autorais e para que servem?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *