Como devo me preparar se for convocado como júri no tribunal?

Se você recebeu o aviso em seu correio sobre a convocação para servir em um júri, provavelmente ficará com aquela sensação de incerteza e um pouco de aborrecimento por ter que fazer parte de um processo legal no tribunal.

Esses sentimentos não são produzidos por ter que participar de um júri, mas sim por ter que acomodar seus horários de trabalho, horários de estudo, ter que remarcar seus planos ou o que quer que tenha planejado para o momento. Acresce ainda a incerteza de não estar muito claro quanto tempo irá durar este processo, no entanto, esta é uma oportunidade para cumprir o seu dever cívico de cidadão e aprender mais sobre o sistema judicial.

Como se preparar para comparecer como júri?

Primeiro, você deve acomodar a logística dos dias em que estará ocupado; notifique seu empregador, modifique seu horário, entre outros assuntos pessoais.

Recomenda-se que você se prepare mentalmente, e isso pode incluir reservar um tempo para estudar questões legais, como a lei funciona e a ocupação de um júri. Este último é importante, pois assim você planejará com precisão as tarefas que realizará como parte deste órgão judicial e não será pego de surpresa ao realizar o trabalho.

O que esperar do serviço de júri?

Você deve saber que, se for convocado para servir em um júri, é obrigado a comparecer. Em alguns casos, você poderá solicitar o adiamento do seu atendimento, mas independente disso, é um dever que você terá que cumprir em algum momento.

Assim que chegar ao tribunal, você será direcionado para uma sala de reuniões do tribunal onde estarão os outros participantes convocados. Eles lhe darão uma orientação onde explicarão algumas coisas sobre o que esperar.

Os jurados serão convidados a ir a diferentes tribunais em momentos diferentes. Normalmente, você entrará em uma sala com outros jurados em potencial até ser chamado; no entanto, em alguns casos, você não será nomeado no primeiro dia em que for solicitado a entrar na sala e, se for o caso, terá que retornar no dia seguinte. .próximo até ser chamado pelo nome. Quando chamado, você entrará em uma sala com outros membros do judiciário e o juiz apresentará os fatos básicos do caso e apresentará as equipes jurídicas de ambas as partes e de qualquer outra pessoa envolvida.

Neste momento você saberá se é um processo civil ou criminal, e os antecedentes serão apurados ao final do processo. Em seguida, eles perguntarão se há algo que o impeça de prestar o serviço e, em caso afirmativo, você deverá indicar o motivo da sua recusa, mas se não houver nada que o impeça de prestar o serviço, deverá comparecer conforme indicado anteriormente.

Esse processo pode levar vários dias, por isso é importante que você se prepare e encare isso como uma experiência benéfica.

Pode lhe interessar: Qual é a função da anulação do júri?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *