Como a má gestão da segurança cibernética afeta uma empresa

Obter e armazenar dados de clientes é uma dinâmica muito delicada. É por isso que as empresas que lidam com grandes volumes de informações de terceiros devem ter muito cuidado ao estabelecer um esquema de segurança cibernética, pois o impacto que um vazamento de dados poderia gerar traria sérios resultados para ambas as partes.

As consequências e/ou implicações legais de uma violação de dados podem ser esmagadoras. As empresas podem sofrer perdas financeiras, danos à sua reputação, desacelerações operacionais e até ações judiciais.

Gestão de riscos e implicações legais na segurança cibernética

Atualmente, a segurança cibernética não é algo que pode ser negligenciado, pois as empresas lidam com informações confidenciais de todos os seus clientes e, portanto, devem tomar as medidas de segurança necessárias para garantir que nenhum dado seja vazado ou, caso contrário, a empresa pode levar às implicações legais mencionadas abaixo:

quebra de contrato

As empresas têm contratos que definem as responsabilidades de cada parte. Se um deles falhar, a parte afetada pode entrar com uma ação judicial. Nesse caso, um vazamento de dados é um sinal claro de que a empresa não protegeu adequadamente os dados.

É essencial incluir uma cláusula de limitação de responsabilidade, para que desta forma seja restringida a quantidade de exposição que a empresa enfrenta, da mesma forma, garante que os clientes tomem as medidas necessárias para se manterem seguros enquanto online, uma vez que a responsabilidade pois a segurança cibernética não deve recair inteiramente sobre a empresa.

negligência profissional

Uma empresa pode enfrentar litígios se não tomar as precauções razoáveis ​​para proteger os dados do cliente, portanto, garantir os padrões de atendimento é uma das melhores maneiras de evitar processos judiciais. A empresa deve ter práticas prudentes ou razoáveis ​​em relação à segurança cibernética.

Essas ações incluem conformidade com GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro de Saúde) e PCI DSS (Payment Card Data Security Standard). Padrões de atendimento são específicos para o negócio, então fatores como recursos, ambiente, dados e situações únicas devem ser incorporados.

Cada empresa deve desenvolver suas diretrizes, isso significa que ela deve demonstrar que está tomando medidas razoáveis ​​para proteger os dados, isso inclui a instalação de medidas de segurança adequadas, como:

  • Mantenha a privacidade online usando proxies residenciais. Ao contrário dos proxies de data center, os proxies residenciais obtêm o IP do provedor de serviços de Internet. Eles se conectam a dispositivos e locais físicos reais, tornando mais difícil detectá-los como proxies. Os residenciais ocultam seu endereço IP fornecendo uma alternativa, isso dificulta que os hackers rastreiem suas atividades online, mantendo assim seus dados seguros.
  • Camadas adicionais de segurança, como firewalls, autenticação multifator e privilégios de usuário.
  • Antimalware, antiransomware e antivírus.

Medidas inadequadas implicam um maior comprometimento com os dados, por isso, a lei pode percebê-las como práticas enganosas ou desleais.

A empresa também deve comunicar sua política de segurança e privacidade aos clientes. O descumprimento disso torna a empresa culpada de qualquer infração.

Conformidade com regulamentos ou violação de obrigação legal

Isso significa aderir a todos os requisitos regulatórios, como acima, GDPR, HIPAA e PCI DSS são alguns deles. O não cumprimento das diretrizes exporá a organização a litígios.
A empresa deve levar o tempo necessário para entender o regulamento, pois, de acordo com a lei, indicar que a informação legal era desconhecida não é um argumento válido para tomá-la como defesa. Evitar litígios ou exposição significa tomar as medidas corretas e garantir que as práticas, sistemas e procedimentos cumpram os requisitos.

As empresas devem contratar os serviços de profissionais para ajudá-los a entender os regulamentos. O custo é insignificante quando comparado ao que uma ação judicial pode significar para a empresa.

considerações finais

Os clientes confiam que, ao compartilhar suas informações com a empresa, seus dados serão mantidos em segurança; em troca, a empresa promete aos clientes que fará todo o possível para protegê-los. Em uma situação ideal, nunca deveria haver nenhuma violação de dados.

A ação preventiva pode ajudar a evitar as implicações legais de violações de dados. Lembre-se de que garantir a segurança cibernética adequada não é mais uma opção e é um requisito para qualquer empresa que lida com informações confidenciais de clientes.

Pode lhe interessar: Como proteger documentos confidenciais online.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *