Como a Lei do Consumidor protege os clientes?
Tratar os clientes de forma justa e honesta é bom para a reputação de muitas empresas, pois ajuda a atrair novos clientes e retê-los. Também o ajuda a cumprir os requisitos legais estabelecidos neste regulamento, especialmente se estiver a vender a consumidores individuais e não a clientes empresariais.
Defesa do consumidor contra o comércio desleal
Em 2008, entrou em vigor o Regulamento de Defesa do Consumidor contra o comércio desleal, que substitui as regras detalhadas sobre as denominações comerciais, incluindo preços enganosos, por uma proibição mais ampla do comércio desleal quando comercializado e vendido aos usuários.
A Lei de Defesa do Consumidor estabelece a proibição geral de infringir as regras de conduta honesta no mercado e de agir de boa-fé. Os regulamentos também visam práticas de marketing enganosas e técnicas de vendas agressivas. Em ambos os casos, as práticas comerciais desleais são proibidas se afetarem a capacidade do consumidor médio de tomar uma decisão de compra informada.
O regulamento também proíbe 31 práticas comerciais desleais específicas, incluindo concursos falsos, assédio ao consumidor e fechamento de vendas falso. É necessário levar em conta que os regulamentos comerciais podem tomar medidas contra as empresas por comércio desleal.
Direitos e proteção do consumidor
Além da proteção contra o comércio desleal, os consumidores são protegidos por direitos legais e regulamentos contra contratos abusivos, de acordo com a Lei de Defesa do Consumidor. Isso significa, por exemplo, que as mercadorias vendidas aos compradores devem ser de qualidade satisfatória e que não podem ser aplicadas cláusulas e condições injustas ocultas nas letras miúdas de um contrato.
Fornecer informações comerciais enganosas também pode significar que os consumidores têm o direito de devolver os produtos ou reclamar quaisquer perdas sofridas. Existem ainda regras que regulam as vendas ao domicílio, as vendas à distância e o comércio eletrónico. Entre outras coisas, essas regras dão ao consumidor o direito de cancelar um pedido dentro de um período de reflexão automática e receber um reembolso ou substituição se os produtos estiverem com defeito.
A Lei dos Direitos do Consumidor
A Lei dos Direitos do Consumidor de 2015 estende os direitos dos consumidores para incluir conteúdo fornecido em formato digital, por exemplo, filmes, música, aplicativos, jogos de computador, e-books, etc.
Preços e rotulagem são cobertos por regulamentos comerciais injustos. por exemplo: preços enganosos são proibidos. Os varejistas devem garantir que os preços (e, quando aplicável, os preços unitários) sejam claramente exibidos. Regras especiais de rotulagem se aplicam a alguns tipos de produtos. Você pode consultar sua associação comercial ou seu consultor profissional.
Esta lei também protege os dados pessoais de seus clientes, o que significa que os compradores têm o direito de solicitar uma cópia de quaisquer dados mantidos sobre eles. Portanto, você também precisa planejar como processará as solicitações de dados das pessoas e como relatará uma violação de segurança.
Clientes empresariais e marketing injusto
Embora as vendas a empresas não sejam abrangidas pelos regulamentos de proteção ao consumidor. Existem algumas restrições sobre como você pode comercializar e vender para clientes empresariais. Os regulamentos para a proteção de empresas contra marketing enganoso proíbem publicidade fraudulenta. Isso pode incluir qualquer informação que você fornecer durante a negociação de uma venda.
Se você precisar de aconselhamento jurídico, assistência ou representação de um Advogado especialista em Direito do Consumidorno Guia Legal você pode acessar o diretório de advogados de língua espanhola que estão nos Estados Unidos e entrar em contato com aquele que você considera mais adequado para atender seu caso.
Deja una respuesta