Características básicas nos Estados Unidos
Os Estados Unidos não possuem uma única lei ambiental que abranja todas as regulamentações, mas possui um quadro de referência geral que incentiva o apoio aos problemas e impactos ambientais, no entanto, existe o National Environmental Policy Act descrito e aprovado em 1969. é a coisa mais próxima de uma política ambiental nacional que os Estados Unidos têm a oferecer.
A referida lei é a base sobre a qual são levantadas as políticas do órgão de proteção ambiental, onde seu desenvolvimento e uso se inicia com a tentativa de estabelecer uma política nacional que funcione tanto em uma pequena cidade quanto em governos particulares que dêem importância ao assunto. Ou seja, renovar, manter e proteger todo o meio ambiente e recursos naturais que cercam os Estados Unidos.
Os Propósitos da Lei de Política Ambiental dos Estados Unidos
Um dos principais objetivos que a Lei de Política Ambiental dos Estados Unidos propõe é que seja uma legislação aberta e nacional que forneça o caminho para a produtividade e uma harmonia estável da sociedade e seu meio ambiente. Também o estímulo de promover diversos esforços para eliminar os danos mais importantes ao meio ambiente e à biosfera que promoverão a saúde e o bem-estar humano. Essas leis são consideradas uma entidade institucional e jurídica fundamental para proporcionar qualidade de vida e meio ambiente aos Estados Unidos.
Instrumentação da Agenda 21
Este plano, ditado pelo Conselho Presidencial para o Desenvolvimento Sustentável, baseia-se atualmente na implementação e apoio efetivos aos problemas ambientais, onde a sua missão centra-se principalmente em:
- Desenvolver várias estratégias nacionais para desenvolver e sustentar o dinamismo económico no contexto ambiental.
- Renovar o plano anualmente para gerar uma sustentabilidade mais forte.
- Desenvolver a conscientização e participação do público em relação à sustentabilidade.
Direitos e responsabilidades ambientais
Independentemente da falta de referência que a Constituição Federal faz dos direitos e responsabilidades ambientais, se há alguns que podem estar relacionados ao meio ambiente e são direitos comuns que levam influências em relação aos danos ou agravos da natureza.
Algumas são as leis que se aplicam à poluição interestadual, no entanto, os tribunais dos estados criam uma totalidade nos direitos consuetudinários.
Por sua vez, afirma-se que uma das principais causas para agir diante desse problema é a negligência, o dano e a responsabilidade objetiva.
1. Negligência
Trata-se da proibição de que qualquer pessoa possa causar danos irreparáveis a outro indivíduo. Dentro do contexto ambiental, podem ser demandas pelo uso constante de recursos naturais para a fabricação de determinados tipos de produtos que podem se tornar tóxicos.
2. Responsabilidade Estrita
Em quase todos os estados, o descarte de lixo e resíduos que podem se tornar perigosos é obrigatório, pois podem causar danos irreparáveis devido à contaminação que esse tipo de resíduo pode promover aos seres humanos. Nestes casos não é necessário demonstrar que o réu não agiu corretamente ou com negligência, mas sim, trata-se de expressar o quão desarrazoado e perigoso as circunstâncias indicadas podem causar.
Você pode estar interessado: Leis Ambientais nos Estados Unidos.
Deja una respuesta